Vinte e oito aldeias do distrito de Bragança num universo de 332 candidatas do país inteiro pretendem conquistar o título das 7 Maravilhas Aldeias de Portugal entregue a 3 de setembro.  

 

Num universo de 332 aldeias que entraram na competição às 7 Aldeias Maravilhas de Portugal, 28 pertencem ao distrito de Bragança.

As categorias a que, a nível nacional, as quase três centenas e meia de aldeias concorrem são: Monumento, Mar, Ribeirinhas, Rurais, Remotas, Autênticas e Áreas Protegidas.

Até ao dia 7 de abril, serão escolhidas as 49 aldeias pré-finalistas, sete por categoria, data em que se iniciará a campanha de promoção de cada uma das candidatas.

A partir do dia 3 de julho, serão os portugueses a selecionarem as 14 finalistas, duas por cada categoria, sendo que só a 3 de setembro serão proclamados os sete vencedores, um por cada categoria.

De Vimioso, entraram na competição 5 aldeias, Santulhão, Vilar Seco, Uva, Algoso e Caçarelhos. De Bragança, temos as aldeias de Rio de Onor, Montesinho e Outeiro. De Macedo de Cavaleiros, em competição estão as aldeias de Podence, Santa Combinha e Vale Pradinhos. De Carrazeda de Ansiães, estão na corrida as aldeias de Pombal de Ansiães, Foz-Tua e Vilarinho da Castanheira. Do concelho de Mirandela, as selecionadas foram Abreiro, Vila Verdinho e Romeu. De Miranda do Douro, as aldeias candidatas são Picote, Genísio e Paradela. De Vila Flor, concorrem as aldeias de Santa Comba da Vilariça, Freixiel e Vilas Boas. Sambade e Parada do concelho alfandeguense são as 2 aldeias candidatas. Depois, há três outros concelhos com, apenas, uma aldeia a entrar na lista de candidatas. Assim, temos Carviçais a representar Torre de Moncorvo, Moimenta é a escolhida por Vinhais e Estevais é a única aldeia do concelho de Mogadouro a entrar na corrida às 7 Maravilhas Aldeias de Portugal. Freixo de Espada à Cinta é o único concelho a não possuir qualquer aldeia nesta lista de candidatas.

Todo este processo será auditado por uma consultora internacional e os resultados serão validados por um conselho consultivo constituído pelo Ministério da Agricultura, Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Turismo de Portugal, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra e Associação Portugal Genial.
 



PARTILHAR:

Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar ganham medalha de ouro e quartel

“Operação Nariz Vermelho” já começou em Macedo