Estão oito graus negativos. A água gelou nas torneiras e desde há uma semana que nenhum dos habitantes de Couto de Dornelas, Vila Real, consegue sair da aldeia coberta de neve.

Os 500 moradores da pequenina localidade de Trás-os-Montes estão habituados ao isolamento rigoroso, mas os dias vão passando e até os alimentos começam a faltar. \"Frutas, pão, iogurtes, leite, café e mercearia começam a escassear\", admite ao DN, Xavier Barreto, presidente da junta de freguesia. \"O que vale é mesmo os fornos tradicionais, a que já ninguém ligava, para que se faça o pão da aldeia, porque até as reservas que vamos tendo e que vão dando de uns para os outros acabam.\"

Nas aldeias de Boticas o frio é tanto que as pessoas só saem de casa para dar de comer aos animais, com feno e rações, pois até o pasto nos campos é impossível. \"Neste momento já nem a água corre nas torneiras, pois os canos congelaram, e o que nos vai valendo é a água das nascentes, que mais ou menos lá vai correndo\", conta preocupado, sobretudo com o risco de falta de apoio médico.

\"Nem quero pensar se alguém necessitar de cuidados médicos. Pois sair ou entrar nesta aldeia é missão impossível.\" Aqui nem os 4x4 da Protecção Civil ou os bombeiros conseguem chegar.

Na região há outras aldeias isoladas, como Alturas do Barroso, Cerdedo, Covas do Barroso, Borralha, Lama Longa, Salto, Venda Nova. As estradas que ligam a essas aldeias estão cortadas devido à acumulação de gelo, mas pelo menos o apoio domiciliário da Santa Casa a alguns idosos, servindo refeições quentes e levando medicamentos, está a ser garantido. Nos dias mais frios é também a Protecção Civil quem distribui o correio às populações presas em casa.

Ontem, em todo o País, a queda de neve abrandou e a maioria das estradas do interior Norte e Centro ficou transitável. Ao final do dia apenas continuavam cortados os acessos ao maciço central da serra da Estrela.

Mas em Trás-os-Montes, ao início da noite, a neve continuava a cair em força. Na aldeia de Meixide, Montalegre, Armando Coutinho, criador de gado, diz que \"o maior problema é mesmo alimentar os animais\". As cabras e as ovelhas ficam nos currais, mas as vacas, que são animais maiores, estão impacientes. No meu caso tenho muito feno para lhes dar, mas os nevões, e este até foi bem grande, trazem problemas a muita gente, e os fardos e a ração ficam caros\".

Os fortes nevões não isolaram esta aldeia, já que na estrada ainda se pode circular. \"Estamos habituados e dentro de casa, com muita lenha e quentinhos, não falta nada\", conta. \"Mas com os animais já não é bem assim e até a água temos de carregar porque a da companhia está congelada.\"

Ao final do dia foram resgatados do Parque Eólico de Montalegre, dois técnicos que foram responder a uma avaria pela manhã. Foram surpreendidos pela queda de neve e o jipe em que circulavam não conseguia circular. Foram retirados em segurança.



PARTILHAR:

Emigraram 700 mil portugueses na última década

Animais só saem para beber.