A Câmara de Sabrosa vai investir um milhão de euros na reabilitação do histórico largo da Fontainha para modernizar aquele espaço central na vila, melhorar a circulação e potenciar a sua utilização, foi hoje anunciado.
A presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, afirmou que esta é uma “obra há muito necessária” e que visa “preservar e valorizar o largo Dr. Sá Fernandes, vulgarmente conhecido por largo da Fontainha, “atualizando-o às necessidades atuais”.
Trata-se de um jardim central da vila do distrito de Vila Real, onde se encontra um coreto, uma fonte/tanque de estilo tardo-barroco, do século XVIII, e que serve regularmente de palco para concertos, festivais, festas populares e outros eventos municipais.
Nesta intervenção, a presidente explicou que o município quer manter e preservar os principais elementos do largo e dotá-lo de uma nova centralidade na articulação entre o parque BB King, o mercado municipal, a escola secundária, o centro histórico e a Quinta dos Moura.
Pretende-se ainda, acrescentou, resolver o escoamento e encaminhamento das águas pluviais do centro da vila, “um problema muito antigo” e “que preocupa” o atual executivo.
O projeto inclui a valorização do espaço, a preservação dos plátanos e aproveitamento das cotas das plataformas atuais na construção dos novos espaços ajardinados, o reforço dos espaços verdes, dos percursos pedonais e das áreas de permanência e tem o “objetivo de trazer mais pessoas para o largo no quotidiano”.
Simultaneamente, pretende-se manter a sua vocação de espaço de celebração, valorizando o coreto existente e criando uma área de palco e bancada que permitem acolher concertos, o tradicional despique de bandas e outros eventos da comunidade.
A requalificação do jardim da Fontainha tem um custo previsto de um milhão de euros, conta com uma comparticipação do programa Norte 2030 de cerca de 40% e tem um prazo de execução de oito meses.
Durante este período, segundo explicou Helena Lapa, haverá constrangimentos no trânsito e alterações na circulação rodoviária decorrentes dos trabalhos em execução.
O município explicou que esta reabilitação se insere numa estratégia de valorização, regeneração, capacitação e desenvolvimento urbano da vila de Sabrosa e assume “especial importância na resposta às novas dinâmicas de mobilidade”.
Lusa