Gastronomia, artesanato, cultura, música, Concurso de Tabafeia e programa da TVI levaram a Miranda do Douro milhares de visitantes portugueses e espanhóis para a 17ª edição do Festival dos Sabores Mirandeses.

 

Com cerca de 70 expositores inscritos, terminou ontem com casa cheia mais uma edição do Festival dos Sabores Mirandeses. Uma das principais novidades prendeu-se com a mudança na localização do certame que, este ano, decorreu na zona histórica da cidade, mais precisamente no recinto do Jardim dos Frades Trinus, quando, em edições anteriores, se realizava no Pavilhão Multiusos. Segundo a autarquia mirandesa, esta medida visa ajudar a dinamizar o comércio local e, simultaneamente, contribui para dar a conhecer aos visitantes alguns dos locais mais emblemáticos do centro histórico mirandês.

Cada dia do evento, que se realizou de 19 a 21 de fevereiro, foi dedicado às raças que estão representadas no concelho. Desde a vitela mirandesa com a famosa posta, o cordeiro mirandês e o porco com os seus derivados, tudo acompanhado por vinhos de qualidade reconhecida produzidos na região. A doçaria também não foi esquecida com os deliciosos roscos, os sodos, os dormidos e a já internacional bola doce.

O artesanato esteve igualmente bem representado com inúmeros trabalhos realizados em madeira como, por exemplo, as facas, os trabalhos a burel e a conhecida Capa de Honras.

Mas não foi só da gastronomia e do artesanato que os milhares de visitantes puderam desfrutar, pois a língua e a música tradicional mirandesas foram, também, uma constante ao longo dos três do evento. O destaque foi como não poderia deixar de ser para os gaiteiros, os tamborileiros e os pauliteiros.

A nível cultural, a oferta foi bastante diversificada, desde as exposições, visitas guiadas, seminários, entre outras atividades. Para os apreciadores de atividades ao ar livre, houve, nesta edição, a tão apreciada montaria ao javali, passeios BTT e TT, onde participantes e visitantes puderam apreciar o “belo horrendo” das Arribas que estão inseridas em pleno Parque do Douro Internacional.

Ontem, último dia do festival, a Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda, Sabores de Miranda, promoveram o III Concurso de Tabafeia, que é um enchido fumado, de carne de aves e porco, pão regional de trigo, azeite, condimentada com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa. A pasta final é introduzida em tripa delgada de porco ou vaca, sujeita a um processo de secagem e fumagem pelo período mínimo de sete dias. O concurso que decorreu durante a tarde, em simultâneo com o programa da TVI, “Somos Portugal”, tem como objetivo promover e divulgar a produção e consumo da tabafeia, sensibilizando a população para a valorização dos recursos e produtos locais.

Com tantos milhares de pessoas, a GNR ajudou a manter a lei e a ordem, mas alguns mirandeses ficaram irritados com o comportamento que dizem ser excessivo e prejudicial ao desenvolvimento do interior. “Quase todos os visitantes foram multados... Inclusive alguns cantores que ficaram sem vontade de voltar. Porquê a caça à multa em vez de prevenção rodoviária”, questionou, em jeito de desabafo, Isabel Fonseca, que não compreende a utilização de radares para controlo de velocidade em dias de festa como o de ontem. 
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Quinze anos de associativismo

Centro de remo "um dos melhores do mundo"