O piloto de Vidago (Chaves) participa pela 3ª vez no Rally Dakar e os leitores do Diário de Trás-os-Montes podem acompanhar aqui o desenrolar das etapas e ler em primeira mão as declarações de Rui Gonçalves.

Aquele que foi o primeiro verdadeiro teste do Dakar 2023, depois do curto prólogo de ontem, não correu de feição ao piloto luso da equipa Sherco.

 A primeira “verdadeira” etapa do Dakar disputou-se hoje com saída de Sea Camp, junto ao Mar Vermelho num total de 601 km, 367 km dos quais disputados ao cronómetro, num misto de pisos de areia e trilhos pedregosos, num loop que levou os pilotos das motos de volta ao Sea Camp onde se encontra o Paddock.

Não foi o começo que Rui Gonçalves ansiava para o seu terceiro Dakar, isto depois de um prólogo efetuado à defesa tendo em conta a vasta extensão e extrema dureza daquele que é o mais duro Rally do Mundo.

De facto, Rui Gonçalves viu-se bastante limitado desde os primeiros quilómetros desta especial ao sentir problemas na embraiagem da sua Sherco que, pura e simplesmente, deixou de funcionar.

As dificuldades de pilotagem foram agravadas nas zonas com piso de areia onde este componente mecânico é essencial para ultrapassar as dunas sem perder tempo para os seus adversários.

No final da etapa o piloto de Vidago não escondia o seu desalento depois de ter perdido mais de 30 minutos para os pilotos do pelotão da frente.

A 3ª etapa do Dakar irá sair de Sea Camp até AlUla num total de 590 km (431 km cronometrados).


Rui Gonçalves: Foi um dia muito difícil, mesmo em termos psicológicos, porque logo após o início da etapa percebi que embraiagem não estava a funcionar, de todo. Numa trialeira extremamente complicada a moto acabou por se ir abaixo ,e como tinha pedras muito grandes, tive que gastar imensa energia para tirar a moto daquele sitio para além de ter perdido imenso tempo. Sempre que parava num controlo horário, ou nas zonas de reabastecimento, tinha que correr ao lado da moto e engatar as mudanças diretamente sem ajuda da embraiagem.

Seja como, apesar de termos começado desta forma menos positiva, continuamos em prova o que também é extremamente importante para nós. Amanhã é um novo dia, arrancamos um pouco mais atrás e, como é natural, vamos voltar a dar o máximo

Obrigada a todos vocês que me vão dando força para continuar em prova!”



PARTILHAR:

Desportivo de Chaves perde em casa com o Famalicão

Circulação de comboios mantém-se suspensa entre Marco e Pinhão