Edição número 44 do Rally Dakar chegou esta sexta-feira ao fim e o nosso piloto transmontano, nascido em Vidago, concelho de Chaves, ficou em 24º lugar da geral.

Rui Gonçalves conseguiu também um pódio na quarta especial do rali com um belíssimo terceiro lugar, naquele que é o rally mais longo do mundo e também o mais difícil, sendo uma prova mítica para todos os pilotos.

Depois de 8.177 quilómetros percorridos ao longo de 12 etapas, Nasser Al-Attiyah e Sam Sunderland venceram nos carros e nas motos, respetivamente, mas neste Dakar a bandeira portuguesa deixou a sua marca nas dunas e nas belas paisagens da Arábia Saudita.

Dos 21 portugueses que entraram em prova, 20 conseguiram terminar com sucesso este Dakar, o que por si só é motivo de orgulho.

António Maio, o piloto português que terminou no 21º lugar é acompanhado pelo mecânico brigantino Bruno Pires, que presta serviço na PSP de Bragança.

Rui Gonçalves:  Hoje tínhamos pela frente uma etapa curta e sabia que era importante atacar desde o início.

Consegui ser rápido ao longo dos 163km cronometrados e concluí esta última etapa com um 12 lugar.

Foi um Dakar muito positivo no que toca à minha performance, aprendi muito ao rodar com pilotos rápidos e experimetes e considero que estive ao meu melhor nível nesta “nova” modalidade para mim, conseguindo resultados de destaque em algumas etapas.

Fiquei muito satisfeito com a minha evolução mas estou ciente que há sempre coisas a melhorar.

Infelizmente a classificação geral ficou condicionada com alguns problemas técnicos, ainda assim estou muito contente por ter chegado ao fim e sem quedas de maior.

Por último gostaria de agradecer a toda a minha equipa Sherco Racing Factory pelo trabalho efetuado ao longo destas duas semanas tal como todo o apoio dado por vocês que estão sempre desse lado, família, amigos, namorada, foi sem duvida muito importante para mim e crucial para conseguir chegar ao fim deste Dakar Rally que por vezes me desafiou bastante e colocando-me em situações extremas que felizmente consegui ultrapassar 

Obrigado, sempre juntos

 

 

 

Como ficaram classificados todos os portugueses no Dakar?

Classificação Dakar (à geral)

Motos

Joaquim Rodrigues Jr – 14.º lugar

António Maio – 21.º

Rui Gonçalves – 24.º 

Mário Patrão – 42 .º e 1.º nos Veteranos

Alexandre Azinhais – 69.º

Arcélio Couto – 80.º

Pedro Bianchi Prata – 105.º

Paulo Oliveira – 116.º



PARTILHAR:

Miranda do Douro requer à AT liquidação de todos os impostos

Faleceu D. Fernando de Albuquerque Conde de Mateus