Torre de Moncorvo vai dispor de um orçamento de 18,5 milhões de euros, onde o investimento na reflorestação da mata nacional do Reboredo depois dos incêndios do verão é prioridade, a par com a terceira idade e educação.

"O início da reflorestação da Serra do Reboredo e das outras áreas atingidas pelos incêndios do último verão serão prioridades neste orçamento. Esperamos, também, que haja medidas compensatórias para que o trabalho seja executado com sucesso e contamos com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas", adiantou o presidente da câmara, Nuno Gonçalves.

O retalho de carvalhal primitivo da Serra do Reboredo é referido pelos ambientalistas como a maior mancha de carvalhos brancos da Europa e está classificada como Reserva Ecológica Nacional.

"Temos de ter em conta a limpeza da mata e a preparação do terreno. Contudo, a reflorestação do Reboredo será um dos principais objetivos para os próximos anos", frisou o autarca do PSD.

Segundo os especialistas, o maior jazigo de ferro da Europa está na Serra do Reboredo, no distrito de Bragança, que está revestida por um manto vegetal de espécies variadas e manchas de pinheiros, medronheiros, cedros, castanheiros, sobreiros e carvalhos.

A longo dos últimos anos, foram aprovados projetos para a recuperação da Serra do Reboredo, sendo que o mais se destaca é uma verba alocada de 250 mil euros de fundos comunitários, a que se juntarão ao longo dos próximos quatro anos 50 mil euros/ano de fundos municipais.

"Queremos acreditar que em 2018 o ICNF tenha como prioridade a reflorestação do Reboredo, já que se trata da entidade que conjuntamente como o município faz a gestão da mata", frisou o autarca.

No campo da educação, a remodelação e recuperação da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado é também prioridade.

Outras das preocupações orçamentais é o envelhecimento da população, onde se pretende por em prática vários projetos-piloto que passam pela teleassistência e pelo cartão do medicamento.



PARTILHAR:

Montalegre investe 2,5ME na requalificação da estrada que liga a Chaves

Três centenas de cantadores de Reis em Vinhais