A Refer explicou ontem que os parafusos retirados por jovens da Linha do Tua não ameaçam a segurança da circulação.

Fonte da Refer sublinhou que os técnicos da empresa que avaliaram a linha onde descarrilou, sexta-feira, uma composição do Metro de Mirandela, «não detectaram qualquer deficiência na infra-estrutura».

No domingo, cerca de 40 jovens entregaram ao chefe da estação do Tua vários parafusos «soltos» que recolheram à mão e que são, para o grupo, o «símbolo da insegurança», e da «falta de manutenção», que há na Linha do Tua.

A Refer negou ontem que haja maior insegurança na linha decorrente da existência de parafusos (do tipo «tirefond») que podem ser retirados à mão.
«A quantidade de parafusos que os jovens entregaram não tem qualquer significado em termos de segurança», defendeu a fonte da Refer, explicando que em cerca de mil metros de linha existem 10 000 «tirefond».

A Refer, sublinhou, faz diariamente uma inspecção com uma composição que percorre toda a linha e que realiza reparações no momento. Além disso, indicou ainda, a empresa realiza ainda operações de manutenção diárias em troços da linha, em que os parafusos desapertados e travessas danificadas são substituídos.

Linha do Tua. Refer garante realizar operações diárias de manutenção em troços da linha .



PARTILHAR:

Comissão nomeada pelo Governo investiga Linha do Tua

Em Carlão