A Feira dos Sabores de Chaves, que arranca sexta-feira, vai ser um “espaço de solidariedade” com as receitas da venda do típico arroz de fumeiro a reverterem para 70 famílias carenciadas do concelho, anunciou hoje o município.

Depois de um interregno devido à covid-19, a Feira dos Sabores de Chaves regressa este ano ao formato presencial para “dar um sinal de normalidade” e proporcionar oportunidade de negócios aos produtores de fumeiro, presunto e dos tradicionais pastéis folhados.

O certame realiza-se entre sexta-feira e domingo nos moldes tradicionais, embora ainda com restrições, mas com o objetivo de, segundo disse o presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, “dar mais um sinal de normalidade”.

“Queremos que 2022 seja um ano normal como o entendíamos antes da pandemia e, por isso, a nossa expectativa é que as pessoas possam vir a Chaves, degustar os nossos produtos e visitar o nosso património e o muito que temos para mostrar”, afirmou o autarca, durante a apresentação do certame.

No recinto vão marcar presença 48 expositores e este será também um “espaço de solidariedade”, com a venda do típico arroz de fumeiro por um preço “simbólico” de 2,5 euros por dose.

Este valor, segundo o município, reverterá na totalidade a favor de cerca de 70 agregados familiares carenciados do concelho em forma de cabaz com bens de primeira necessidade e produtos adquiridos no comércio tradicional.

Para a confeção do arroz, a organização conta com a contribuição dos produtores, “através da doação de aproximadamente 150 quilos de fumeiro, arroz e verduras, produtos que integram a receita tradicional”.

O prato típico vai ser confecionado pelos elementos da Escola Profissional de Chaves (EPC) e vai ser vendido em doses individuais, para ser levado para o exterior do recinto. O arroz será vendido na sexta-feira e sábado.

Para Nuno Vaz, esta iniciativa surge para dar "resposta à inexistência do habitual espaço gastronómico" e "na procura de um motivo, uma razão e um fundamento de solidariedade”.

O autarca disse ainda que a feira “terá uma dimensão menor de festa”. “Não vamos ter nenhum espaço de degustação, inserido na própria feira, não vamos ter a animação musical habitual e o numero de expositores e de participantes na feira foi reduzido drasticamente”, apontou Nuno Vaz.

A edição 2022 cumpre um plano de contingência, que inclui o uso obrigatório de máscara, a definição de circuitos de circulação, o condicionamento do acesso a visitantes portadores de certificado digital covid-19 ou de teste negativo. No recinto estará instalado um posto de testagem.



PARTILHAR:

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga

Manuel Godinho absolvido em negócio de sucata na linha do Tua