Cerca de 120 profissionais que lidam diariamente com turistas nas regiões do Minho, Trás-os-Montes, Douro e Porto vão integrar um programa piloto a nível mundial para os qualificar na prestação de «um bom serviço» aos visitantes.

Designada «Educar para o Turismo», a iniciativa resulta de uma parceria entre o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Global University for Lifelong Learning e arranca no último trimestre deste ano, com a duração de seis meses, contando com o apoio da Organização Mundial do Turismo.

Segundo destacou o presidente do IPDT em conferência de imprensa no Porto, trata-se de um programa \"inovador\" porque a formação não decorre em ambiente de sala de aula, sendo que \"as pessoas continuam no seu posto de trabalho, reflectindo sobre a sua própria experiência\"

O objectivo é \"pÎr os profissionais a prestar um bom serviço quer aos turistas internos, quer aos estrangeiros\", disse.

Depois da região Norte, que durante seis meses acolherá a experiência piloto, os promotores pretendem aplicar o programa o restante território a partir de 2011, assim como nos países de língua oficial portuguesa.

Segundo o presidente da GULL, Richard Teare, o desenvolvimento das competências dos profissionais ligados ao turismo pode ter um forte impacto na evolução do sector em determinada região.

De acordo com o presidente do IPDT, o programa justifica-se \"sobretudo num contexto de crise, em que a inovação e a criatividade são ainda mais prementes\": \"Estaremos a qualificar os profissionais da região e a valorizar a sua experiência, o que contribuirá para a sua motivação, que é o que precisamos numa altura em que parece que só servimos para pagar impostos\", acrescentou.

Já o presidente do TPNP, Melchior Moreira, descreveu a iniciativa como \"um laboratório de boas práticas de excelência do turismo\" a estender a todo o território português para potenciar o sector.



PARTILHAR:

Cem funcionários vão ficar parados

O Túnel do Marão vai ter 5,6 Km