Chaves vai receber, entre os dias 26 e 30 de abril, o II Encontro de escritores portugueses e galegos, promovido pelo projeto Ponte Escrita. O projeto é um dos vencedores do Orçamento Participativo do Município (edição de 2015), na categoria de “Promoção e Dinamização - Projetos de âmbito Social, Cultural e Desportivo”, tendo como objetivo principal incentivar a leitura e a escrita, bem como divulgar a cidade nos seus aspetos culturais.

Durante vários dias, o Ponte Escrita, apresentado hoje, dia 27 de março, em conferência de imprensa, irá reunir na cidade flaviense um conjunto de escritores de Portugal e da Galiza para uma visita à cidade e para promover também diversos encontros de escritores com leitores em escolas, bibliotecas, estabelecimento prisional e Universidade Sénior.

Em paralelo, decorrerá uma residência artística do ilustrador Richard Câmara, de 24 a 30 de abril, assim como uma exposição do Diário Gráfico “Ponte Descrita” do mesmo autor.

Ao longo do evento estão também previstas várias iniciativas na Biblioteca Municipal de Chaves e de Verín. No dia 26 (quarta-feira) realizar-se-á o Workshop de ilustração "Ponte Descrita", por Richard Câmara, dirigido ao ensino secundário, já no dia 27 (quinta-feira), terá lugar “Leituras Endiabradas” com João Morales, para o 1.º e 2.º ciclo, e no dia 28 (sexta-feira), “O País das Chaves e outros Países Imaginados”, com a escritora Maria de Lourdes Soares, destinado ao ensino pré-escolar.

Merecem especial destaque a sessão livre de desenho, que irá decorrer pelas ruas da cidade, por Richard Câmara, o encontro com escritores aberto à população “Da Biblioteca à Praça, Histórias de livros e escritores”, bem como as visitas guiadas à cidade e ao Museu das Termas Romanas, ambas gratuitas e abertas a toda a comunidade.

No decorrer do evento estará ainda disponível uma feira do livro organizada no café Sport.

A iniciativa encerra no dia 30 (domingo), com uma visita ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

 

Programa:

26 quarta-feira

10h30 Workshop de ilustração "Ponte Descrita" por Richard Câmara, na Biblioteca Municipal de Chaves. Público-alvo: Ensino Secundário. Para grupos organizados mediante marcação prévia.

27 quinta-feira

Feira do Livro no Café Sport.

10h30 “Leituras Endiabradas” com João Morales, na Biblioteca Municipal de Chaves. Público-alvo: 1.º/2.º ciclo. Para grupos organizados mediante marcação prévia.

28 sexta-feira

Feira do Livro no Café Sport.

10h00 Encontros de escritores com leitores nas escolas.

14h00 “O País das Chaves e outros Países Imaginados”, com a escritora Maria de Lourdes Soares, na Biblioteca Municipal de Chaves. Público-alvo: Pré-escolar. Para grupos organizados mediante marcação prévia.

15h00 Encontros de escritores com leitores nas escolas.

20h30 Jantar literário em Verín

29 sábado

Feira do Livro no Café Sport.

09h00 “Ponte Descrita” - sessão livre de desenho, pelas ruas da cidade (duração 3h00), por Richard Câmara. Aberta a todos os que quiserem participar. (Ponto de encontro: Biblioteca Municipal de Chaves).

09h30 - Visita Guiada à Cidade (Ponto de encontro: Praça General Silveira).

15h00 - Visita ao Museu AQUAE FLAVIAE - Termas Romanas.

21h30 – Da Biblioteca à Praça, Histórias de livros e escritores (Ponto de encontro: Largo General Silveira ou, se as condições climatéricas não o permitirem, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso)

30 domingo

Feira do Livro no Café Sport.

10h00 - Visita ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso. Encerramento.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

“Operação Nariz Vermelho” já começou em Macedo

Autorização para novas plantações de vinha no Douro