O projecto EUROCIDADE 2020 foi escolhido, mais um ano,  para representar o POCTEP no evento anual do  Interreg: Interreg Annual Event 2021.  A representação do projeto será em forma de cápsula de vídeo, que será exibida no evento e divulgada nas redes sociais. O projecto enquadrar-se-á no objectivo político 5, PO5 - uma Europa mais perto dos cidadãos, uma das 5 prioridades que os programas Interreg podem apoiar para promover o desenvolvimento transfronteiriço.

Do projeto Eurocidade 2020, o vídeo produzido pela Comissão Europeia irá destacar ações realizadas no território da Eurocidade Chaves-Verín como  a agenda cultural, o transporte urbano transfronteiriço, o cartão de eurocidadão e a colaboração e utilização partilhada de diferentes serviços. Para além da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, são os parceiros deste projecto a Direcção-Geral da Xuventude, Participación e Voluntariado; o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ); a Fundação Galicia Europa e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).

Este evento anual do Interreg que destaca os projetos e a importância do programa irá decorrer em formato híbrido nos dias 7 e 8 de outubro.  A abertura será realizada pela Comissária Europeia de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

O projeto Eurocidade 2020, iniciado em 2017, é essencialmente um projeto de cooperação transfronteiriça. O projeto tem fomentado o diálogo entre os diversos agentes do território da Eurocidade e tem consolidado a cooperação entre eles, promovendo a sua participação nas ações que preparam a Eurocidade Chaves-Verín para os desafios do futuro.

Na temporada pós-2020, pretende-se cumprir os objetivos da Europa 2020, promovendo a cooperação transfronteiriça como gerador de um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável, a favor da melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos europeus.

O projeto Eurocidade 2020 reforçou a abordagem da Europa 2020 aos cidadãos: o projeto piloto TUT foi lançado para grandes eventos, feiras e mercados o que permitiu avaliar a procura de transporte por parte da população. Foi reforçada a rede de postos de turismo  e a marca “Eurocidade da Água” como destino turístico transfronteiriço.  A sala de ensaios foi melhorada com uma cabine de gravação profissional e foram realizadas mais de 300 actividades transfronteiriças (turismo, educação, empreendedorismo, exportação, digitalização, cultura, desporto, termalismo, etc). O gabinete tranfronteiriço da juventude foi incrementado e ocorreu a criação de novo material turístico de merchandising.

O projeto tem permitiu avançar com o plano estratégico da agenda urbana Eurocidade 2030, reformar as páginas web e realizar um estudo para expandir a Eurocidade. Ocorreu o reforço da promoção da rota termal e da água, do caminho do contrabando e da monitorização turística.  Este projeto representa um total de 1.775.405,15 € entre os sete parceiros do projeto.

A Eurocidade Chaves-Verín, AECT, recebeu o prémio RegioStars da Comissão Europeia, em 2015, e tem como objetivo promover a cooperação territorial entre os seus membros de forma a contribuir para o desenvolvimento e reforçar a coesão económica e social dos respetivos territórios.

Áreas de actuação específicas que se estendem, entre outras, aos domínios da cultura, desporto, educação, entretenimento, ordenamento do território, património, protecção civil, saúde, turismo, aproveitamento conjunto e protecção do rio Tâmega, do ambiente e dos recursos naturais.

As atividades são cofinanciadas pelo programa Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 com Fundos Europeus de Desenvolvimento Regional (FEDER).



PARTILHAR:

Empresa do Douro investiu 3,5ME em adega que estreia nesta vindima

PSP deteve homem por suspeita de violência doméstica em Vila Real