A população de Verín (Galiza) tem, desde segunda-feira, as mesmas condições de acesso às termas de Chaves que os flavienses. A regalia insere-se no projecto «eurocidade», cujo plano de acção irá ser apresentado brevemente.

Começam a ser visíveis os benefícios do projecto que quer transformar Chaves e Verín (na Galiza), localidades vizinhas, numa «eurocidade», um espaço de partilha de equipamentos e serviços.

Os residentes no concelho vizinho têm, a partir de ontem, as mesmas condições de acesso às termas de Chaves que os flavienses. Ou seja, um desconto de dez por cento.

O protocolo que estabelece a «regalia» foi assinado, ontem de manhã, pelos autarcas dos dois concelhos, na mesma altura em que foi também apresentada a primeira agenda cultural das duas cidades .

A retribuição de Verín para com os flavienses poderá acontecer na altura em que a velha piscina municipal seja demolida, por exemplo.

No entanto, o projecto eurocidade, apadrinhado por ambos os Governos em finais do ano passado, envolve outras componentes, que irão ser definidas concretamente no plano de acção que irá ser apresentado em breve.

Ontem, quer o presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Batista, quer o alcaide de Verín, Juan Jimenez, destacaram como prioridade a criação de uma rede de transporte comum.

«Estamos a dar passos curtos, mas seguros», afirmou o autarca galego, lembrando as «dificuldades jurídicas» que é preciso ir ultrapassando para que, realmente, se esteja perante «uma só cidade», onde a rentabilização e complementarização dos meios permita não só eficiência económica, mas também «mais qualidade».



PARTILHAR:

Declarações polémicas

Acções programadas