Os peregrinos que sobem a pé à Senhora da Assunção, em Vila Flor, têm a partir de agora um trilho certificado e homologado para alcançar um dos principais santuários marianos de Trás-os-Montes, informou hoje o município.

O caminho faz parte de três novos percursos que o município de Vila Flor, no distrito de Bragança, acaba de disponibilizar com um investimento de 325 mil euros, financiado pelo programa Valorizar, para dar a conhecer o território, no âmbito do projeto “Tua Natureza”.

Ao todo são três novas pequenas rotas, uma das quais leva a um dos locais mais emblemáticos do concelho, o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ao qual acorrem milhares de peregrinos, sobretudo em Agosto.

Alguns fazem o caminho a pé e para eles e para visitantes durante todo o ano foi criado o “Trilho dos Peregrinos”, que começa na aldeia do Vieiro, a terra natal da pintora Graça Morais, e segue por um caminho rural até ao Santuário.

“É um trilho focado na questão da peregrinação. Há muita gente das redondezas que costuma efetuar essa peregrinação e esta pequena rota vai permitir às pessoas fazê-lo sem andar em estrada asfaltada e em segurança”, explicou Domingos Pires, da empresa Naturthoughts Turismo de Natureza.

A empresa é parceira do município e a responsável pelos percursos que incluem mais uma rota na serra de Faro e uma terceira a partir de Vilarinho das Azenhas onde ficará um centro interpretativo com informação aos caminheiros e turistas.

Estes percursos servem também mostrar o património local como o rio Tua, a antiga linha do Tua, e as aldeias.

“Passam todas por aldeias onde há património, são projetos trabalhados com as populações locais para que elas sintam que este projetos também são delas e que aquilo que é a sua identidade é vertida nos projetos”, explicou Domingos Pires.

As três novas pequenas rotas somam cerca de 30 quilómetros e ligam-se a outras já existentes, nomeadamente no Parque Natural regional do Vale do Tua, permitindo caminhar por cerca de 70 quilómetros e por concelhos vizinhos.

Provar a gastronomia, património, miradouros, santuários e um centro interpretativo numa antiga escola primária com a informação dos percursos e do território.

“O importante é nós conseguirmos captar pessoas, dar-lhe toda a informação do concelho, mas também de outros concelhos porque nós não podemos estar isolados, temos de estar em conjunto e em grupo”, destacou o presidente da Câmara, Fernando Barros.

Como disse, os percursos já estão operacionais e o centro interpretativo “está a acabar de ser instalado”.

Com este projeto, salientou, o município quer dar a conhecer pontos de interesse, desde miradouros a património, as aldeias como Vilas Boas, Vieiro, Ribeirinha ou Vilarinho das Azenhas, dar a provar a gastronomia e garantir que é dada toda a informação do concelho a quem o visita.



PARTILHAR:

Centenário do nascimento de Nadir Afonso vai revelar obras inéditas

Vila Real quer lançar projeto “Para cá do Marão embalagens Não!"