A 78ª Volta a Portugal em bicicleta entra no Nordeste Transmontano no final do mês de julho com o arranque em Montalegre e chegada a Macedo de Cavaleiros, partindo de Bragança no dia seguinte.

 

Foi apresentada esta terça-feira a 78ª Volta a Portugal Santander Totta com a extensão de 1618,7 quilómetros (km) e que contará com 144 ciclistas de 18 equipas. A competição, que acontece entre os dias 27 de julho e 7 de agosto, ganha um novo interesse com a entrada no pelotão das equipas do Sporting e do Futebol Clube do Porto.

Tudo começa em Oliveira de Azeméis a 27 de julho. O município reservou as principais artérias da cidade para o Prólogo que irá definir a classificação inicial e a primeira Camisola Amarela.

No dia seguinte e à semelhança do que já aconteceu em 2015, os corredores irão partir de Ovar, junto à praia do Furadouro, naquela que será a 1ª etapa. Serão 167,4 km até ao centro de Braga com o pelotão a percorrer um circuito final que passa duas vezes pelo Bom Jesus e pelo Sameiro.

O Minho continuará a ser cenário da Volta na 2ª etapa de 160 km entre Viana do Castelo e Fafe, passando pelo Parque Natural da Peneda Gerês.

Com a 3ª etapa, a prova entrará, finalmente, no Nordeste Transmontano. Em Montalegre começam quase 160 km com travessia marcada para a Serra de Bornes, numa contagem de 2ª categoria a cerca de 36 km para a meta em Macedo de Cavaleiros. Desde 1997 que a cidade não acolhia uma chegada daquela que é, definitivamente, uma das provas desportivas mais mediáticas do país. A 78ª edição “vai recuperar Macedo de Cavaleiros para a Volta a Portugal, sem esquecer o circuito final que vai, mais uma vez, ter como pano de fundo a Barragem do Azibo, que vai fazer com que este seja uma dos finais mais bonitos deste ano”, prometeu o diretor da Prova, Joaquim Gomes, na apresentação pública que decorreu na Câmara Municipal de Lisboa. Esta 3ª etapa antecede a mítica chegada à Senhora da Graça onde se perfilarão os principais favoritos à conquista final, na capital.

A etapa da Senhora da Graça, desta feita, coincidente com o último dia de julho, domingo, é sempre um dia especial e onde se preveem muitas emoções. Bragança dará a partida desta 4ª etapa que vai levar a 78ª Volta a Portugal Santander Totta até à sempre aguardada subida ao alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Serão percorridos quase 192 km, grande parte em montanha, sobretudo, na segunda metade da tirada.

Para terminar a fase inicial da competição, e antes do Dia de Descanso, a Volta regressa, cinco anos depois, a Lamego.

Ao sétimo dia, 2 de agosto, a competição tira folga em Viseu, onde a organização terá diversas iniciativas para os amantes do ciclismo.

Na segunda e decisiva semana, após a jornada de repouso, a 78ª Volta a Portugal regressa à estrada com uma das mais difíceis etapas dos últimos anos. Território de emocionantes discussões pelo título de “Rei da Volta” e “Rei dos Trepadores”, a Serra da Estrela será o cenário privilegiado da 6ª etapa que, partindo de Belmonte vai levar o Depois do interior, da Covilhã, Guarda e Castelo Branco, o pelotão dirigir-se-á para o litoral, mais precisamente para a Nazaré, já perto do final e onde começará a 8ª etapa. A vila nazarena é outra das novidades desta edição, uma vez que nos quase 90 anos de competição, nunca integrou o percurso.

Recorde-se que a Volta nasceu em 1927, mas ao longo do historial e devido a diversos motivos políticos e sociais, houve algumas interrupções na organização do evento.

No sábado, 6 de agosto, a prova regressa às estradas alentejanas, arredadas há muito tempo da prova.

A partida da 9ª etapa será em Alcácer do Sal e só terminará em Setúbal, algo que já não acontecia há quatro décadas e meia. Antes de chegar à Cidade Europeia do Desporto 2016, a emblemática Serra da Arrábida vai assistir à discussão do derradeiro Prémio de Montanha que vai confirmar o nome do novo “Rei dos Trepadores”.

Por fim, faltarão, somente, 32 km do contrarrelógio final da 10ª etapa para ficar definido o grande vencedor da 78ª Volta a Portugal em bicicleta. A luta contra o cronómetro terá início em Vila Franca de Xira e vai trazer os sobreviventes da competição até à Praça do Comércio, em Lisboa. Com a passagem no triunfal arco da Rua Augusta e a meta instalada numa das mais majestosas praças portuguesas e do mundo, dar-se-á por concluído o percurso de 1618,7 km da 78ª Volta a Portugal Santander Totta.
 

 



PARTILHAR:

Equipa de resgate procura octogenária desaparecida em Ventozelo

Bispo identifica Pastoral Familiar como grande desafio