Em Montalegre, há captações que \"são uma autêntica vergonha e não oferecem as mínimas condições para ser garantida a sanidade e a qualidade da água\". A denúncia foi feita pelos deputados social-democratas à Assembleia da República eleitos pelo círculo de Vila Real Nazaré Pereira e Bessa Guerra, no final de uma visita às freguesias mais a norte do concelho de Montalegre, na passada segunda-feira.

Três das captações de água referidas pelos parlamentares são as que abastecem as localidades de Cortiço, Sirvuzelo e Cela. Segundo os dois deputados, estas infra-estruturas encontram-se a céu aberto e sem protecção suficiente, uma situação que, no seu entender, \"não dá garantias\" de que não possa ocorrer um qualquer acidente, como, por exemplo, um simples animal beber daquela água, e, assim, contaminá-la. \"Não compreendemos que esta situação se mantenha há longa data\", frisou Nazaré Pereira, acrescentando que iriam questionar quer o Governo quer a própria Câmara sobre os padrões de qualidade da água proveniente dessas mesmas captações.

Depois de visitarem alguns empreendimentos do concelho, Nazaré Pereira e Bessa Guerra questionaram ainda as prioridades de investimento da autarquia. Os deputados dizem \"não compreender\" que a Câmara tenha gasto \"entre 600 mil e um milhão de contos\" na pista automóvel construída na base da Serra do Larouco e \"deixado questões de base por resolver\". Os parlamentares referiam-se ao abastecimento de água \"em condições\", por um lado, e ao investimento feito pela autarquia ao nível do ensino do pré-escolar e do primário, por outro. No entender dos parlamentares, o valor que a Câmara gasta com o ensino, 10 euros por aluno em cada ano, \"não é suficiente para um ensino de qualidade\", tendo em conta as queixas que ouviram de vários pais relativamente ao estado de algumas escolas do concelho.

Por outro lado, os deputados denunciaram que, durante a visita, lhes foram relatadas situações que \"roçam a actividade discri-cionária por parte da administração em relação às juntas de freguesia [tratamento em função da cor partidária] e ao licenciamento de obras\". A este propósito, e \"em nome da transparência\", Nazaré Pereira deixou um desafio: que as transferências de verbas das Câmaras para as juntas passem a ser feitas através de protocolos públicos que possam ser consultados por todos.

Os parlamentares criticaram ainda um \"certo crescimento desordenado\" verificado no concelho, que, \"embora ainda não seja grave, está na altura de pÎr alguma ordem, porque o maior bem que Montalegre tem são as suas gentes e as suas paisagens\".

Autarca reage às críticas

\"Mais respeito, senhores deputados!\"

Embora reconheça que ainda \"há problemas por resolver ao nível da água, o presidente da Câmara de Montalegre, o socialista Fernando Rodrigues, não recebeu bem os \"reparos\" feitos por dois deputados sociais-democratas.

Num comunicado enviado à imprensa, entre muitas outras coisas, Fernando Rodrigues acusa \"os ilustres visitantes\" de se terem comportado como \"joguetes da baixa política do PSD local\" e de terem proferido \"criticas injustas e infundadas\" ao seu executivo.

Ainda no que diz respeito às captações de água a céu aberto denunciadas, o autarca justifica que se trata de \"situações marginais\" e, por ventura, de sistemas de reforço de água fora do sistema normal.

Em relação à crítica de discriminação das juntas, Fernando Rodrigues responde com outra alegada acção discriminatória, esta levada a cabo por parte do Governo, nas recentes nomeações para o centro de saúde e para a chefia dos serviços de segurança social local. \"Se estas duas substituições não foram feitas por causa das pessoas em causa não serem do PS, então, só pÎde ter sido por castigo à competência e ao trabalho\", escreveu, ironicamente, autarca no comunicado.

O presidente da Câmara apela ainda aos parlamentares para que \"sejam mais sérios e competentes!\". Referindo-se à sugestão de Nazaré Pereira para que as transferências das juntas sejam feitas através de protocolos públicos, o autarca lembra que a autarquia \"não faz transferência para Junta nenhuma que sem protocolo aprovado pela Assembleia Municipal, pela Câmara e pela Freguesia\".

Quanto à crítica de que a autarquia não estaria a dar prioridade ao investimento nas escolas, Fernando Rodrigues refere que terá todo o gosto em convidar os deputados a visitar as várias escolas do concelho para que possam ver o que não viram na visita \"relâmpago\" da passada segunda-feira. Ou seja: escolas com aquecimento central e computadores em todas e o material didáctico e o equipamento de recreio com que estão equipados os estabelecimentos de ensino. \"Aqui os sindicatos não acusam a Câmara, como fizeram noutros municípios, que gastam apenas dois euros por aluno\", afirmou o autarca, exigindo: \"Mais respeito, senhores deputados\".



PARTILHAR:

Mais uma arte que se perde

De 5 a 8 de Julho