O despiste do piloto britânico Ruairi Bell no Rali Alto Tâmega provocou três feridos ligeiros, após os relatos iniciais terem apontado para um ferido grave, afirmou à Lusa o presidente da organização da prova, corroborado pela GNR.

“Desloquei-me logo ao hospital de Chaves para verificar a situação. O bombeiro que apresentava maiores cuidados não passa de um ferido ligeiro com algumas escoriações e deve ter alguma fratura, mas felizmente está tudo bem e não foi necessária transferência para outra unidade hospitalar”, referiu Nuno Loureiro, presidente do Clube Aventura do Minho (CAMI).

Segundo Nuno Loureiro, o acidente deveu-se a “uma avaria mecânica” no carro do piloto Ruairi Bell, que saiu “em frente numa zona onde estavam os meios de segurança” e em que o “objetivo seria uma travagem muito forte para fazer um gancho à esquerda”.

O presidente do CAMI considerou que “não há razão nenhuma para o carro sair daquela forma se não for por uma avaria”.

Os restantes feridos são o copiloto e alguém que estava na assistência, que a organização ainda não conseguiu precisar se pertencia ou não à comunicação social.

“Infelizmente são coisas que acontecem neste desporto. É um rali muito importante do Campeonato de Portugal de Ralis. Amanhã [domingo] vai para a estrada novamente para encerrarmos em beleza este momento menos bom”, adiantou Nuno Loureiro.

“A prova de hoje era a última Prova Especial de Classificação (PEC), ficou suspensa porque quando há um acidente temos entre 15 a 20 minutos para resolver o problema senão temos de neutralizar a PEC e os concorrentes passam para a seguinte, não foi necessário porque era a última”, explicou.

Uma fonte da GNR de Vila Real confirmou, entretanto, que do acidente resultaram três feridos ligeiros.

Num primeiro momento, um oficial da GNR de Vila Real afirmou à Lusa que do acidente “resultaram dois feridos ligeiros, o piloto e copiloto, e um ferido grave, um dos bombeiros que se encontrava próximo”.

“A prova foi suspensa, foram realizadas as diligências de socorro às vítimas e está a ser estudada a continuação da prova”, disse o tenente Rui Bento.

No entanto, apesar de uma fonte da organização também ter referido que o bombeiro era o caso que inspirava maiores cuidados, os ferimentos não apresentaram gravidade, segundo a organização e a GNR.

O acidente aconteceu na segunda e última classificativa do dia, em Chaves, depois do britânico ter perdido o controle do Ford Fiesta, embatendo com violência numa ambulância e ainda num carro da organização.

O Rali do Alto Tâmega, quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis de 2020 disputa-se este fim de semana nas zonas de Chaves e Boticas.

O pentacampeão nacional de ralis, e líder do campeonato, Armindo Araújo (Skoda Fabia R5) terminou o primeiro dia na frente com 2,3 segundos de vantagem sobre o vice-líder do campeonato, Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5).

O Rali do Alto Tâmega termina no domingo, com dupla passagem pelos troços de Chaves-Boticas (19,4 km) e Boticas (14,23 km), que na sua segunda passagem e última classificativa do rali, tem o estatuto de ‘power stage’.

Bruno Magalhães (Hyundai i20), ao averbar o tempo de 7m46,4s no troço do Alto Tâmega (15,06 km), ganhando 2 segundos a José Pedro Fontes (Citroen C3), tornou-se no primeiro líder do Rali do Alto Tâmega, quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis.

 

Armindo Araújo na frente do Rali do Alto Tâmega no final do primeiro dia

 O piloto Armindo Araújo (Skoda Fabia R5) está na frente do Rali do Alto Tâmega, quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis, após as duas especiais de classificação do primeiro dia.

Atual líder do campeonato, o pentacampeão nacional de ralis terminou o primeiro dia com 2,3 segundos de vantagem sobre o vice-líder do campeonato, Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5), que foi o mais rápido na primeira especial do dia, a classificativa Alto Tâmega (15,06 km), onde Armindo Araújo teve uma ligeira saída de estrada que o fez perder alguns segundos.

Recuperou-os na segunda e última classificativa do primeiro dia, Chaves (18,72 km), onde foi mais rápido do que toda a concorrência e parte no domingo na frente do rali.

José Pedro Fontes (Citroen DS3 R5), foi o terceiro mais rápido do dia, mesmo depois de uma saída de estrada com algum aparato durante o ‘shakedown’, terminando com mais 11,8 segundos do que o líder.

Pedro Meireles (Volkswagen Polo R5)é quarto classificado no final do primeiro dia, a 22,3 segundos da frente, com o campeão nacional em título, Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5), a fechar o ‘top 5’, a 27,4 segundos de Armindo Araújo.

O Rali do Alto Tâmega termina no domingo, com dupla passagem pelos troços de Chaves - Boticas (19,4 km) e Boticas (14,23 km), que na sua segunda passagem e última classificativa do rali, tem o estatuto de ‘power stage’.

Fotografia: Zoom Motorsport

Vídeos: Pedro Cunha

 



PARTILHAR:

Quinta adapta programa de vindima para não fechar Douro no ponto alto

Ferido grave em despiste de carro de competição no Rali Alto Tâmega