A tradição da visita Pascal regressa a Trás-os-Montes dois anos depois de serem suspensas as celebrações devido à Covid-19.

O som do pequeno sino do compasso Pascal, anuncia durante todo o dia o regresso de uma tradição interrompida pela pandemia da Covid-19. Com as devidas regras de segurança e higiene, o compasso regressa às ruas, e centenas de pessoas pelo distrito de Bragança e Vila Real viram retomadas as celebrações no domingo de Páscoa.

O Compasso Pascal é composto por um grupo de fiéis católicos voluntários e o pároco, que percorrem as ruas com a cruz e um pequeno sino, entram pelas casas e benzam os moradores, o intuito de anunciar a ressurreição de Jesus Cristo. Este ano com um regresso comedido e segundo o Sr.º Pe. Ricardo Pinto, “ser como antigamente não é, até mesmo por parte da Conferência Episcopal Portuguesa, temos orientações para a celebração ser feita com as devidas máscaras e com o devido distanciamento, sem entrarmos nas casas das pessoas, mas Trás-os-Montes é um povo acolhedor, pedimos que ornamentem mais a porta, vamos dar sinais visíveis de ressurreição”.

É o dia com muito simbolismo para os fiéis, que aproveitam também para celebrar juntamente com os seus familiares, um ritual que reúne a confraternização à volta da mesa.

Bruno Taveira


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Três mortos e 22 feridos graves nas estradas na Operação Páscoa da GNR

Côa e Siega Verde preparam mostra “Arte Sem Limite” para museus de Portugal e Espanha