Na sequência das declarações à imprensa do Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros sobre a Associação de Municípios do Baixo Sabor, nas quais manifestava a necessidade que “haja uma equidade na distribuição de investimento, uma vez que somos quatro elementos de pleno direito e tem que ser feito um investimento equilibrado nos quatro municípios”, fomos contactos pelo presidente da associação no sentido de esclarecer estas afirmações.

O presidente Associação de Municípios do Baixo Sabor, Dr. Nuno Gonçalves, diz estranhar a argumentação do dr. Benjamim Rodrigues, repudiando a afirmação de “falta de equilíbrio e equidade na distribuição dos investimentos”, sabendo que as áreas inundadas pela barragem representam 28.30 de Alfândega da Fé, 33.5 % de Mogadouro e 36.20% de Torre de Moncorvo e só 2% afeta o concelho de Macedo de Cavaleiros e que os investimentos previstos já devidamente sinalizados no total de 3.238.125.12 euros, 20% são para investir no território de Macedo de Cavaleiros.

Nuno Gonçalves acrescenta ainda que “na candidatura ao Norte 2020, no projeto ‘Histórias de frescos – rota de pintura mural’, com investimento previsto de 876 mil euros no total para os quatro municípios, só Macedo de Cavaleiros fica com 300.659 euros que corresponde a 34.5 % do investimento, sendo ainda certo que a sede da rota seria no concelho de macedo”.

Para terminar o presidente da associação diz “só entendo essas declarações por falta de informação ou lapso de apreciação por parte do Dr. Benjamim Rodrigues, presidente de Câmara de Macedo, sendo certo que os números esbatem qualquer falta de equidade no tratamento do município de Macedo de Cavaleiros”.

De referir que a Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), foi criada em resultado da construção da barragem do Baixo Sabor com o objetivo promover o desenvolvimento sustentável de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo e capitalizar o potencial endógeno do território, minimizar os impactos da albufeira, aproveitar de forma inovadora os novos lagos que surgiram.

 

Foto: Municípios de Baixo Sabor na receção ao primeiro Ministro António Costa



PARTILHAR:

Município apresenta o novo diretor do Teatro Municipal de Bragança

Benjamim Rodrigues encabeça uma lista à concelhia