A população de Freixo de Espada à Cinta paga uma promessa com 16 anos para que a protecção de Nossa Senhora do Douro mantenha afastada a ameaça nuclear espanhola sobre o Douro Internacional.

A partir de agora, no miradouro natural de Penedo Durão, uma imagem de Nossa Senhora do Douro vai zelar dia e noite pelo rio partilhado por portugueses e espanhóis e que em 1986 viu a sua riqueza natural ameaçada pela intenção de Espanha de instalar uma lixeira nuclear em Aldeadavila.

Na altura, perante as manifestações de protesto e frases anti-nuclear estampadas nas escarpas do Douro, o então Bispo da Diocese de Brangança-Miranda, D. António Rafael, exortou os fiéis a recorrerem também à ajuda divina.

O apelo acabou por assumir contornos de promessa e, 16 anos depois, os populares decidiram colocar a imagem de Nossa Senhora a \"guardar\" o Douro e convidaram o agora bispo Emérito para a cerimónia de inauguração, assim como o actual prelado, D. António Montes Moreira.

A imagem, da autoria do escultor Helder Carvalho, está exposta num dos pontos mais visitadas do Douro Internacional, nomeadamente pelos vizinhos espanhóis, sobretudo devido à vista que proporcionam durante a época das amendoeiras em flor.



PARTILHAR:

Buracos das antigas minas do Portelo continuam por tapar

A UE decidiu avançar com a Instalação do Cemitério Nuclear em Sayago