A representação da Comissão Europeia em Portugal seleccionou uma nova rede de Centros de Informação Europ Direct, que vão funcionar entre 2009 e 2012.

São 16 os novos centros em Portugal que se juntam aos cerca de 500 espalhados pelos 27 Estados Membros da União Europeia.

Das 44 candidaturas apenas 16 foram escolhidas, e na nossa região mantém-se o Centro de Bragança cuja responsabilidade é do Instituto Politécnico de Bragança, sendo criados mais dois, um em Chaves que funcionará na Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega e outro em Lamego tendo a candidatura sido apresentada pela autarquia lamecense.

Francisco Lopes, o autarca de Lamego, defende que faz todo o sentido a criação deste centro no seu concelho.
Um centro que servirá para consciencializar a população para a importância da Europa, fornecendo informação por exemplo a todos que queiram encontrar novas oportunidades laborais nos restantes países da União Europeia.

António Montalvão Machado, presidente da ADRAT, refere que o Centro Europ Direct de Chaves vai servir todo o Alto Tâmega, uma vez que haverá uma unidade móvel que terá como preocupação levar a informação sobre a Europa a todos os municípios.

A promoção do debate sobre a União Europeia e as suas politicas a nível local e regional, e a difusão de informação sobre questões europeias são alguns dos objectivos destes centros Europ Direct, espaços onde a população pode enviar questões, opiniões ou sugestões às instituições da União Europeia.



PARTILHAR:

2333 camas disponíveis

Resposta ao nevão foi «lenta»