O ministro da Agricultura assumiu, ontem, atrasos no pagamento das indemnizações compensatórias e das novas medidas agro-ambientais, mas garantiu que «vão ser liquidados durante o mês de Fevereiro».

Declarações de Jaime Silva, em Mirandela, após uma sessão de apresentação de projectos que as associações de agricultores da região pretendem candidatar ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) e onde marcou presença uma delegação da Confederação Nacional de Agricultura, com uma tarja a reivindicar a promessa do ministro de pagar essas ajudas até ao final do ano.

Segundo o titular da pasta da Agricultura, falta pagar pouco mais de 38 milhões de euros em ajudas agro-ambientais, respeitantes a candidaturas entregues depois de Abril, e cujo atraso se deveu \"ao facto da Comissão Europeia só ter aprovado o Proder no início de Dezembro\".

Jaime Silva diz que está tudo pronto para começar a pagar as indemnizações compensatórias e as novas agro-ambientais; falta só sair os diplomas jurídicos, \"sob pena de sermos penalizados pela União Europeia por pagarmos sem os critérios de elegibilidade estarem fixados\".

O ministro ressalva que o Ministério da Agricultura pagou, em Dezembro, 312 milhões em ajudas, sendo 50 milhões para agro-ambientais, que os agricultores tinham confirmado no mês de Abril, admitindo ainda um atraso nas raças autóctones. Mas assegurou que \"vão receber na próxima semana, uma parte, enquanto a restante será liquidada em Fevereiro\".

O Ministro da Agricultura dedicou toda esta semana ao Norte do país, com o intuito de reunir com os dirigentes e funcionários da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, \"depois de um ano difícil de reestruturação difícil do ponto de vista social\".



PARTILHAR:

Pensionistas à espera sentados

Negociações continuam