Milhares de euros das reformas de Dezembro e respectivo subsídio de Natal ainda não chegaram às mãos dos destinatários no concelho de Mondim de Basto. No entanto, esta anomalia não atinge todos por igual e os lesados são, para já, pensionistas que têm o nome a começar na letra M e que recebem o pagamento através de vale postal dos CTT.

\"Não recebi a reforma de Dezembro e, ainda por cima, era no mês em que recebemos a dobrar\", reclama Maria da Conceição Mota, da freguesia de Atei. Esta pensionista, que usufrui de pouco mais de 300 euros mensais, está a viver dias difíceis e não teve pejo em dizer ao JN que, nesta altura, não sabe o que fazer à vida \"Não tenho pão, cortaram-me o telefone e tiveram de me emprestar dinheiro para a luz. Para lhe ser sincera, neste momento, não tenho nada em casa para poder cozinhar\".

Caso idêntico relata Maria Augusta, de 68 anos, que vive acompanhada do marido, um octogenário que está há já algum tempo imobilizado numa cama. \"Pouco mais recebo do que 200 euros por mês e, em Dezembro, nem recebi nada. Sabe Deus como a gente sobrevive\", conta. Maria Augusta tem vivido nos últimos tempos da caridade e do \"livro de fiados da senhora da mercearia\" e confessou-se \"a cair de fome\", antes de atirar um desabafo sincero \"A minha vida já não interessa a ninguém e ainda nos fazem coisas destas\".

Em Atei, como noutras freguesias do concelho, as \"Marias\" e os \"Manéis\" já tentaram saber o que se passa, mas as respostas foram sempre vagas. \"Na Segurança Social dizem que tudo está em condições e o carteiro que passa aqui até chorou, porque algumas pessoas desconfiaram dele\", conta Maria da Conceição.

Segundo fonte da Segurança Social, \"o problema ocorreu só com nomes começados pela letra M, mas também houve pessoas começadas por M que receberam normalmente a reforma\". Ainda segundo a mesma fonte, os atrasos são apenas no sistema de pagamento através de vales postais dos CTT, e a base de dados do Centro Nacional de Pensões confirma que \"a ordem de pagamento foi dada no tempo certo\", daí que este organismo rejeite qualquer tipo de responsabilidade.



PARTILHAR:

«Um exemplo de sucesso»

Novas medidas agro-ambientais