O Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai libertar de 3 grifos (Gyps fulvus) no miradouro do «Penedo Durão» em Freixo de Espada à Cinta, ao início da tarde de amanhã.

Estas aves, encontradas doentes em localidades dos concelhos de Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Lamego, foram entregues por agentes do SEPNA ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD (CRASHVUTAD).

Ali foram submetidas a um longo processo de tratamento médico, culminando numa fisioterapia intensa no túnel de voo octogonal, estrutura essa única a nível nacional e que permite uma melhor preparação física das aves em recuperação.

A libertação será precedida por uma pequena introdução explicativa da biologia do grifo, procurando alertar as crianças para a importância da biodiversidade e dos riscos que estes animais magníficos estão sujeitos.

Dado que as aves terão de aproveitar as correntes térmicas para optimizar o seu voo, a libertação terá obrigatoriamente ser à hora anunciada, pelo que se pede aos interessados para serem pontuais.



PARTILHAR:

Reclamar isenção de portagens

22 de setembro e 15 de outubro