A Movhera e a Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) acabam de assinar um memorando de entendimento que estabelece as novas condições de pagamento da compensação ambiental anual para o Fundo do Baixo Sabor, bem como a revisão do montante da dívida decorrente do Acordo Complementar de 2016.

O memorando de entendimento terá efeitos até ao final de 2025. A AMBS e a Movhera acordaram em negociar os termos de um novo acordo entre si, que espelhe os princípios deste memorando e que possibilite a revogação dos protocolos anteriormente em vigor.

Através deste protocolo as entidades acordaram o aumento da contribuição anual da Movhera para o Fundo do Baixo Sabor, respondendo às necessidades manifestadas pela AMBS, para permitir um maior desenvolvimento de projetos de valorização da região.

“Para a Movhera este acordo demonstra a vontade que temos em contribuir para o desenvolvimento da região. Este memorando possibilita a materialização da nossa intenção de potenciar a transição para uma energia mais verde, bem como o apoio a projetos que contribuam para o desenvolvimento da região e a criação de empregos sustentáveis”, afirma Bertrand Fauchet, CEO da Movhera.

O Fundo do Baixo Sabor foi criado no âmbito da Avaliação de Impacto Ambiental do Aproveitamento Hídrico do Baixo Sabor (AHBS), com a missão de financiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza e da biodiversidade, com base na valorização ambiental dos recursos naturais e patrimoniais da região de implantação do AHBS e áreas naturais envolventes, com particular destaque para compensação e recuperação do custo ambiental causado pela construção e operação do AHBS.

A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) foi constituída em  2006 pelos Municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo. 

Foto: AP



PARTILHAR:

Presidente da Câmara de Montalegre diz que javali é um “drama do mundo rural”

Carreira aérea regressa a Vila Real na sexta-feira