Um golo de Madson Monteiro permitiu hoje ao Moreirense vencer 1-0 na receção ao Desportivo de Chaves, na 21.ª jornada da I Liga de futebol, deixando os 'cónegos' completamente destacados no sexto posto.

O golo do triunfo surgiu aos 73 minutos, avanço que o Moreirense, que regressou aos triunfos depois da derrota na última ronda em casa do Braga, já não desperdiçou, perante um Desportivo de Chaves, que já não vence há mais de dois meses e viu interrompido um ciclo de três empates seguidos, sem arte para dar a volta ao marcador.

Com este triunfo, o Moreirense mantém-se destacado no sexto posto, agora com 35 pontos, a quatro do quinto, o Vitória de Guimarães, e com mais nove do que o sétimo, o Farense, enquanto o Chaves é 17.º e penúltimo, com 14, correndo o risco ainda de cair para o último, dependendo do que fizer o Vizela no seu compromisso desta ronda.


I Liga / Moreirense – Desportivo de Chaves (Ficha)

 O Moreirense venceu hoje o Desportivo de Chaves por 1-0, em jogo da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Moreira de Cónegos, concelho de Guimarães.

Jogo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, Guimarães.

Moreirense – Desportivo de Chaves, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Madson Monteiro, 73 minutos.

Equipas:

- Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Frimpong, Ofori (Rúben Ismael, 70), Gonçalo Franco (Castro, 70), Madson Monteiro (Hernâni Infande, 90+3), Alanzinho, Antonisse (Kodisang, 46) e Luis Asué (Vinicius Mingotti, 82).

(Suplentes: Caio Secco, Carlos Ponck, Pedro Amador, Rúben Ismael, Castro, Pedro Aparício, Kodisang, Hernâni Infande e Vinicius Mingotti).

Treinador: Rui Borges.

- Desportivo de Chaves: Hugo Souza, João Correia (Carraça, 78), Steven Vitória, Vasco Fernandes (Paulo Victor, 83), Júnior Pius (Jô Batista, 78), Sandro Cruz, Dário Essugo, Kelechi (Benny, 68), Raphael Guzzo, Rúben Ribeiro e Héctor Hernández (Sanca, 78).

(Suplentes: Rodrigo Moura, Carraça, Cafú Phete, Guima, Morim, Benny, Paulo Víctor, Sanca e Jô Batista).

Treinador: Moreno.

Árbitro: José Bessa (Associação de Futebol do Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Júnior Pius (10), Vasco Fernandes (18), Dinis Pinto (38), Antonisse (43) e Castro (90+1).

Assistência: 1.340 espetadores.


COMENTÁRIO:

Moreirense vence ‘aflito’ Chaves com golo à meia-volta de Madson


Guimarães, Braga, 10 fev 2024 (Lusa) – Um golo de Madson Monteiro num remate à meia-volta permitiu hoje ao Moreirense vencer o ‘aflito’ Desportivo de Chaves, num jogo com sucessivos erros, mas também ocasiões de golo, relativo à 21.ª jornada da I Liga de futebol.

Ao minuto 73, o extremo brasileiro enquadrou-se com a baliza flaviense na meia-lua da grande área e, sem deixar cair a bola, colocou-a no ângulo inferior esquerdo, num remate indefensável para o interventivo Hugo Souza, a decidir uma partida que alternou momentos de qualidade, com uma ou outra equipa a sobressair, e momentos com a bola perdida a meio-campo, face aos inúmeros passes falhados.

Graças ao seu quinto triunfo em casa, a formação do concelho de Guimarães consolidou a sexta posição do campeonato, com 35 pontos, enquanto a formação de Chaves, que viu interrompida uma série de três empates consecutivos, mantém o 17.º e penúltimo lugar, com 14.

O jogo começou movimentado, com os guarda-redes a intervirem de imediato, primeiro o ‘transmontano’ Hugo Souza, em resposta a cruzamento de Luís Asué, e depois o ‘minhoto’ Kewin Silva, a negar o remate a Raphael Guzzo, antes de a formação da vila de Moreira de Cónegos ganhar ascendente, à passagem do quarto de hora.

Quando a chuva se abateu com intensidade sobre o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a equipa treinada por Rui Borges lançou-se para 10 minutos de ‘vendaval’ ofensivo, traduzidos em dois remates de Gonçalo Franco, um ao poste e outro ao lado, um de Antonisse, por cima, e outro de Luís Asué, travado por uma espetacular defesa de Hugo Souza, a desviar a bola para o poste.

O conjunto flaviense libertou-se desse sufoco nos 15 derradeiros minutos da primeira parte e inverteu a toada do desafio, com frequentes aproximações à área vimaranense, em cruzamentos e bolas paradas, aos quais faltou engenho para criar perigo, a não ser quando Raphael Guzzo rematou em arco, para defesa vistosa de Kewin Silva, aos 45+1.

O médio desperdiçou uma ocasião ainda mais clara aos 51, quando apareceu solto no ‘coração da área’, mas rematou à figura do guardião ‘cónego’, numa altura em que os transmontanos mantinham o domínio que levaram para o intervalo, mas com uma circulação de bola mais paciente.

Os anfitriões responderam por Maracás, num cabeceamento para mais uma defesa difícil de Hugo Souza, ao minuto 61, mas o lance foi um ‘oásis’ num duelo que perdeu gradualmente qualidade, com sucessivos passes falhados de um lado e de outro, até ao golo de belo efeito de Madson Monteiro, assistido por Dinis Pinto, que 'selou' o resultado.

A equipa treinada por Moreno procurou cercar a área vimaranense no último quarto de hora, mas sem a articulação necessária entre setores para desequilibrar a retaguarda do Moreirense, capaz de gerir a vantagem sem sobressaltos até ao apito final.


I Liga / Moreirense – Desportivo de Chaves (declarações)


Declarações após o Moreirense–Desportivo de Chaves (1-0), jogo da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, Guimarães:

- Rui Borges (treinador do Moreirense): “Foi uma primeira parte em que entrámos bem, mas o Chaves conseguiu equilibrar. Perdemos confiança. Falhámos passes fáceis e curtos. Poderíamos ter aproveitado melhor a largura, mas o Chaves não nos criou nada de extraordinário junto à nossa baliza. Na segunda parte, o Chaves tem a melhor oportunidade, mas depois não tem mais nada. Pegámos no jogo e tentámos chegar ao último terço, mas faltou-nos inspiração, apesar de o Madson ter resolvido o jogo num lance.

Poderíamos ter tomado melhores decisões em situações de ‘três para três’ ou de ‘quatro para quatro’. Poderíamos ter feito o 2-0, não fizemos e demos algum alento ao Chaves para os cinco minutos finais.

A ‘chave’ [para o triunfo] foi a nossa competência. Mantivemos a baliza a ‘zeros’, com boa organização defensiva. Disse que a segunda volta ia ser muito difícil. Estamos a tentar encontrar alguns momentos para sermos melhores. Não me quero desculpar com a saída do André [Luís], mas ele dava-nos muito nos momentos ofensivo e defensivo. Os jogadores que saíram do banco refrescaram a equipa e deram-lhe uma energia positiva. A ambição da equipa leva-a a vencer mais vezes.

Vamos ter de dar uma demonstração da nossa ambição [após atingir o objetivo dos 35 pontos]. Temos de olhar para cima e de querer o quinto, mas quem está acima está bem e tem perdido poucos pontos. Para chegar ao quinto lugar, temos de ser mais competentes [do que temos sido]. Se for essa a nossa ambição, também não podemos perder pontos. Temos sido uma equipa bastante ambiciosa e ganhámos porque temos sido ambiciosos”.


- Moreno (treinador do Desportivo de Chaves): “Falharam algumas coisas, mas o que fez a diferença foi a eficácia do Moreirense. Nós não finalizámos as nossas oportunidades. Nos primeiros 20 minutos do jogo, o Moreirense entrou melhor e estivemos algo passivos. Nos outros 25 minutos, chegámos várias vezes à área do Moreirense. No início da segunda parte, entrámos melhor e perdemos uma oportunidade pelo Guzzo. O Moreirense não criou nada. Depois do golo, com a emoção associada à situação que estamos, não conseguimos empatar. Temos de resolver problemas que nos têm tirado pontos, porque ainda acredito que vamos a tempo do objetivo [a manutenção].

O [Dário] Essugo [pela primeira vez titular] vai acrescentar qualidade. É um jogador que carrega a bola, com bom posicionamento dentro do campo. Não tinha a competição necessária, mas apresentou-se com uma boa condição física.

Os reforços [do mercado de transferências de inverno] acrescentaram competitividade ao grupo. Acreditamos que este grupo pode dar saída [aos nossos objetivos]. Estes atletas mostraram muita vontade de vir para o Chaves. Temos de pontuar. Vínhamos de três empates, mas não conseguimos ganhar. Isso está-nos a custar e temos de perceber como solucionar rapidamente essa questão”.


Moreirense ganha ao Desportivo de Chaves com um golo solitário


PARTILHAR:

Entrudo Chocalheiro de Podence arranca com Casa do Careto renovada

Caretos de Podence com futuro garantido com os jovens