O Barroso saiu à rua para exigir aos políticos que em campanha que digam ao que vão , as associações, representantes  das Populações da região sentem que “não são ouvidas e a sua vontade não é respeitada” e temem que após as eleições sejam tomadas decisões que prejudicam o território.

Centenas de pessoas desfilaram este sábado em Montalegre contra a proposta do governo em avançar com as minas na região do Barroso contra a sua vontade.

O protesto surgiu após o Movimento Não às Minas – Montalegre ter solicitado a todos os partidos concorrentes às eleições legislativas uma tomada de posição sobre a exploração mineira no país e, em particular, na região do Barroso. A resposta não chegou e o movimento defende que “as pessoas precisam saber o que pensam e que medidas tomarão os partidos”

A Manifestação foi agendada e organizada pelos Movimento Não às Minas e Associação Povo e Natureza do Barroso e contou com a adesão de outras associações e movimentos, incluindo da vizinha Espanha, que lutam contra as explorações mineiras, reunindo pessoas de todo o país em situações idênticas.

As populações sentem que “o poder e os governos centrais não lhes ligam e não querem saber das populações residentes” escudadas na descarbonização e em slogans das energias verdes que ainda estão por provar do seu benefício.

As populações da região sentem que “não são ouvidas e a sua vontade não é respeitada”. 

Vitor Afonso do Movimento Não às Minas – Montalegre e a Associação Povo e Natureza de Barroso, diz “entenderam ser este o momento para mais esta chamada de atenção para a incompatibilidade da exploração mineira com o modo de vida das populações locais, por mais propaganda enganosa que se faça em sentido contrário, com as promessas de emprego, desenvolvimento e rigor ambiental”.

Por um Barroso genuíno, biodiverso, culturalmente rico e habitado - a indústria mineira, não é solução!"

"Só na região de Barroso existem, neste momento, projectos para exploração de diversos elementos e minerais de que são exemplo: quartzo, feldspato, lítio, volfrâmio, estanho, molibdénio. Ao todo, são 22 projectos entre concessões para exploração, prospeção e pesquisa num território de apenas 1128 km2 de área, aproximadamente.

"Não à mina. Sim à vida", foi só um dos slogans desta manifestação, um dos objetivos é impedir uma mina a céu aberto, que "vai prejudicar uma região que é património agrícola mundial e reserva da biosfera", onde "as pessoas subsistem com o que a natureza dá", destacando "muitos produtos com denominação de origem controlada".

Os manifestantes, munidos de cartazes e empunhando tarjas com mensagens de protesto, passaram duas vezes em frente ao recinto onde decorre a Feira do Fumeiro de Montalegre presencial.

Entre as palavras de ordem faziam-se ouvir: 'futuro minado, não obrigado' e 'água sim, mina não'.

Câmara Municipal de #Montalegre denunciada por retirar faixas dos movimentos locais na madrugada da manifestação em defesa do Barroso

Na concentração final, foi referido pelo Movimento Não às Minas – Montalegre que as tarjas e cartazes colocados no dia anterior para a manifestação foram retiradas pela autarquia e que Joaquim Guimarães fotografou dizendo foi ”um a surpresa minha que soube, durante a manifestação, que o que fotografei, foi retirado, apenas só para dizer que Montalegre é uma terra de ditadura. As placas foram tiradas pouco depois das 10 da manhã. Só covardes e traidores, agem assim”.

Fotografias: António Pereira

 

 

Para ver a galeria completa de fotos => Fotos


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Antigo autarca de Alijó garante que sempre respeitou pareceres técnicos

CDS diz que lítio "pode ser oportunidade" mas recusa "prospeção cega"