"Exemplos admiráveis". Foi assim que monsenhor Manuel Teixeira considerou os padres transmontanos que estiveram em missões de evangelização no Oriente, durante a palestra que proferiu antes da homenagem que a comunidade transmontana lhe prestou, no passado sábado.

A par da homenagem que os transmontanos prestaram a monsenhor Manuel Teixeira, no passado dia 2, em Chaves, teve também lugar uma palestra sobre o tema "Os padres transmontanos no Oriente". O orador foi o próprio homenageado que, num registo cheio de bom humor, por várias vezes arrancou sonoros aplausos e entusiasmadas gargalhadas à plateia.

Monsenhor Manuel Teixeira decidiu apenas falar de dois "exemplos típicos" de missionários transmontanos no Oriente, pois, "se me referisse a todos, nunca mais me calava", explicou.

O padre Coroado, natural de Vilarandelo, no concelho de Valpaços, foi um dos escolhidos. Este pároco foi, segundo monsenhor Manuel Teixeira, uma figura central na cristianização de algumas comunidades da Malásia, que acabou por distribuir toda a sua fortuna aos pobres, ficando, inclusivamente, conhecido por ter comprado barcos e redes de pesca aos mais necessitados de uma comunidade malaca, a quem tinha por missão evangelizar.

Outro dos missionários que mereceu ser destacado pelo homenageado foi o padre Francisco Manuel Marção, natural de Freixo de Espada à Cinta. Uma personalidade que Manuel Teixeira recordou pelo facto de "nunca dizer mal de ninguém", fizessem o que lhe fizessem.

Pela dedicação que prestaram aos mais pobres e desprotegidos, o orador defendeu mesmo a canonização de ambos os párocos, bem como apelou ao reconhecimento da sua obra nas terras onde nasceram e, num discurso mais abrangente, considerou que os padres transmontanos no Oriente foram "exemplos admiráveis". "Iam para as missões e ali ficavam uma vida inteira, a sofrer, acabando por dar tudo o que tinham aos pobres", sustentou.

Museu dos missionários

Estas foram palavras que não caíram em "saco roto". No que diz respeito ao padre Coroado, o presidente da Câmara de Valpaços, Francisco Tavares, também presente na homenagem, embora reconhecendo que desconhecia a importância do padre valpacense nas missões no Oriente, prometeu dar mais atenção ao assunto e, em tempo oportuno, render-lhe a devida homenagem.

Edgar Gata, presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, terra natal de monsenhor Manuel Teixeira, e onde, à entrada da vila, já existe um "simples" monumento aos missionários e uma rua com o nome de Manuel Teixeira, o mais conhecido dos missionários, aproveitou a ocasião para revelar que a Câmara e a Assembleia Municipal do seu concelho deliberaram também homenagear Monsenhor Manuel Teixeira com uma medalha de honra, a primeira atribuída por ambos os órgãos. E anunciou ainda que o Convento de São Francisco de Néry, que está a ser alvo de recuperação, vai ser transformado em museu missionário.



PARTILHAR:

Seminário: «Ser Português e descendente de Português em França»

Vários projectos em carteira