O município de Torre de Moncorvo procedeu à entrega de testes de despistagem da covid-19 e máscaras aos trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, anunciou hoje fonte da autarquia.

"Os funcionários de todas as instituições retiraram uma amostra [de sangue] que agora será encaminhada para análise, permitindo assim a deteção precoce de casos nas instituições, evitando desta forma a propagação do vírus. Numa segunda fase, serão usados os restantes testes que servirão para todos aqueles que apresentarem sintomas", indicou a mesma fonte, em comunicado.

Por outro lado, aquela autarquia do distrito de Bragança avançou que distribuiu às IPSS do concelho cerca de 750 máscaras de proteção em tecido, laváveis, fabricadas por 25 voluntários que responderam ao apelo.

"As máscaras estão a ser confecionadas por um grupo de 25 voluntários, que até à data já elaboraram 750 unidades. A estes voluntários juntaram-se mais 12 que estão a receber mais tecido para procederem à confeção de mais exemplares", explicou o município numa nota enviada à Lusa.

A autarquia de Torre de Moncorvo frisou que no decorrer do processo de confeção "são tidos todos ao cuidados de higiene".

"O tecido é entregue já cortado a laser. Sempre manuseado com luvas e máscaras, o tecido é entregue aos voluntários em lotes de 50 unidadades", vincou o município presidido por Nuno Gonçalves.

Os envolvidos neste processo procedem à recolha das máscaras depois de confecionadas, sendo que as mesmas são desinfetadas e embaladas para serem entregues às IPSS e outras instituições do concelho, como os Bombeiros Voluntários e o Comando Territorial de Torre de Moncorvo da GNR.

"No entanto, as instituições são alertadas para, antes de usarem as máscaras e após cada utilização, terem o cuidado de as lavar a 65 graus e engomar a 75 graus", conctreiza o memso comunicado.



PARTILHAR:

Lar de Vila Real precisa de recursos humanos para reabrir

Páscoa mais pobre para os produtos de folar de Valpaços