O Festival Gastronómico do Rancho regressa a 19 de fevereiro a Mirandela com um número recorde de restaurantes aderentes que vão servir o típico prato transmontano, mas para comer em casa, informou hoje o município.

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Mirandela, que promove o festival junto com a associação comercial local, optou pela realização do evento em regime de take-way’, devido às restrições da pandemia de covid-19.

O evento decorre há cinco anos, com as primeiras edições a juntar no mercado municipal desta cidade do distrito de Bragança os apreciadores deste prato que tem por base diversos ingredientes, entre os quais carne de porco, chouriço, massa, grão-de-bico e batata.

Segundo divulgou o município, em comunicado, a edição deste ano do Festival Gastronómico do Rancho “conta com um número recorde de restaurantes inscritos e de doses gratuitas desta iguaria transmontana”.

A autarquia suporta todas as despesas e os interessados em apreciar o rancho podem fazê-lo sem qualquer custo, tendo para o efeito que se inscrever, a partir de segunda-feira e até ao dia 17 de fevereiro, ‘online’ ou via telefone.

Os inscritos irão levantar as refeições no sábado, 19 de fevereiro, confecionadas por 43 restaurantes que vão garantir um total de 3.500 litros de rancho.

Segundo o município, ao longo de cinco edições, este festival “tem juntado milhares de apreciadores deste prato típico transmontano” e “a dinâmica crescente tem atraído público de vários pontos do país e também da vizinha Espanha”.

Em 2021, “cerca de três mil participantes puderam degustar de forma totalmente gratuita esta iguaria produzida por um total de 36 restaurantes”.

Como forma de apoio ao setor da restauração, a autarquia volta a comparticipar financeiramente a totalidade do rancho confecionado pelos restaurantes aderentes, bem como o fornecimento de recipientes para o serviço da refeição.

Sem quaisquer custos e com um prato de barro de oferta (limitado ao ‘stock’ existente), os apreciadores desta especialidade poderão efetuar a sua inscrição no endereço eletrónico https://www.cm-mirandela.pt/p/festivaldorancho.

Podem também escolher entre os restaurantes aderentes onde irão levantar a refeição no dia 19 de fevereiro, mediante a apresentação da inscrição e do documento pessoal de identificação.

A inscrição garante exclusivamente uma dose por pessoa.

Para além da inscrição ‘online’, e de forma a alcançar toda a população, a autarquia e Associação Comercial e Industrial de Mirandela disponibilizam quatro linhas telefónicas, através das quais podem ser também feitas as reservas.

O rancho é um prato típico de inverno em Trás-os-Montes, que ganhou expressão nas ementas da restauração em dias de feira por ser uma refeição reconfortante e de fácil empratamento em períodos de maior afluência de clientes.

 



PARTILHAR:

Poemas de amor em balões assinalam o São Valentim em Alijó

Tradicional Leilão das Carnes de Travassos a 19 e 20 de fevereiro