Mirandela será palco do Campeonato Nacional de Canoagem a 22 e 23 de maio

As águas do rio Tua em Mirandela recebem, pela primeira vez, o Campeonato Nacional de Fundo, cuja organização estará a cargo da Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela e o Clube Fluvial de Mirandela.

O evento foi aprovado por todas a entidades envolvidas e foi hoje aprovado na reunião de Câmara. Todas a regras da DGS serão observados, estando já definidas para esta modalidade.

Considerada pela Direção-Geral de Saúde como uma modalidade desportiva "de baixo risco de transmissibilidade da covid-19", recebeu ‘luz verde’ por parte da Autoridade Local de Saúde, da Polícia de Segurança Pública e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Esperados cerca de 800 participantes em representação de 50 clubes. Vai ser um evento com forte impacto na restauração que irá servir as refeições em serviço de take away.

Por outro lado os participantes e restante pessoal envolvidos estarão distribuídos pelas diversas unidades hoteleiras beneficiando assim toda a região.

 

"A receção dos atletas federados e das respetivas equipas técnicas estará sujeita a um rigoroso plano de mitigação de transmissão do SARS-COV-2, que, a título de exemplo, contempla a criação de circuitos exclusivos de acesso, por clubes, às zonas de provas a instalar no Parque Dr. José Gama", indicou o vereador.

De acordo com Orlando Pires, o plano prevê a instalação de ‘bolhas’, para evitar os contactos entre os atletas e representantes de cada equipa, num total de 50 espaços. Todos os intervenientes serão testados à covid-19.

O campeonato nacional de fundo é uma prova de canoagem em que os atletas percorrem a solo a distância de fundo, com extensões de 2.000, 3.000 e 5.000 metros.

Neste tipo de competição, a largada é dada com a embarcação parada, com recurso a plataformas criadas para o efeito e, no decorrer da prova, os canoístas darão diversas voltas ao percurso aquático instalado no rio Tua.

Para além da componente desportiva, esta é uma aposta da câmara municipal no aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente, o espelho de água e suas áreas envolventes, que trazem pela primeira vez à região do nordeste transmontano um evento de relevo desta modalidade desportiva, sem impacto ambiental negativo.

Também a nível económico, a realização deste evento caracteriza-se como uma importante alavanca para os setores da hotelaria, restauração e comércio local do concelho.

Inicialmente prevista para março do ano passado, a pandemia de covid-19 ditou o adiamento das provas, estando em 2021 reunidas as condições necessárias para a sua realização.

 

 

 

Foto: DR

 



PARTILHAR:

Vítor Bebiano é o candidato à Câmara de Alfandega da Fé pela coligação PSD/CDS-PP

Miranda do Douro avança no desconfinamento