O município de Mirandela, no distrito de Bragança, vai investir mais de meio milhão de euros no alargamento da rede de praias fluviais e criação de equipamentos de lazer, divulgou hoje a autarquia.

A Câmara Municipal tem previsto para o início de 2021 o arranque das obras para criar condições de uso nas zonas balneares de Frechas e de Ponte de Pedra, na Torre Dona Chama, e também para a construção, na cidade, de um parque de caravanas e pista de pesca desportiva.

O investimento total previsto ultrapassa 543 mil euros, com um financiamento de quase 80% do Fundo de Desenvolvimento Regional, o FEDER, como indicou à Lusa a presidente da câmara.

Júlia Rodrigues explicou que nos últimos anos está a ser feito um investimento para requalificar várias zonas balneares e criar uma rede de praias fluviais nos três principais rios que atravessam o concelho, nomeadamente o Tua, Rabaçal e Tuela.

Segundo a autarca, “no ano passado foram requalificadas três praias, as de Quintas, Miradeses e Vale de Juncal, “no âmbito do programa específico de fundos europeus PROVERE".

A autarquia pretende agora adicionar à Rede de Praias Fluviais de Mirandela as de Frechas e de Ponte da Pedra e o parque de autocaravanas e pista de pesca desportiva, na zona de lazer do rio Tua, no centro da cidade.

Além destes projetos, “com previsão de arranque das obras no primeiro trimestre de 2021”, está também previsto outro investimento para a praia de Miradeses, em conjunto com o município vizinho de Valpaços.

Trata-se, como explicou à Lusa a autarca, da recuperação de um açude, com um investimento de mais de 452 mil euros, também financiado pelo PORVER, e que se encontra na fase de concurso público à procura de interessados em realizar a empreitada.

A Câmara de Mirandela pretende com estes investimentos “aumentar a capacidade de atração turística do concelho e simultaneamente melhorar a oferta existente de praias fluviais para os residentes e turismo de autocaravanismo, assim como a componente de pesca”.

Com estes novos espaços e equipamentos, o município pretende também “complementar a oferta deste tipo de atrações que está a ser promovida no âmbito do Parque Natural Regional do Vale do Tua e criar melhores condições de lazer e de animação do território especialmente durante o período estival”.

Mirandela é junto com Vila Flor, Alijó, Murça e Carrazeda de Ansiães, um dos cinco municípios da área do Parque do Tua, que aposta no turismo de natureza e nos recursos naturais como atração turística e para o desenvolvimento do território.

HFI // MLS Lusa, Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Boticas cria plataforma de vendas "online" para produtores locais

Espaço digital de saúde arrancou nos sete municípios do ACES Douro Norte