A Câmara de Mirandela iniciou hoje uma vistoria das 21 pontes do concelho para saber do estado das infraestruturas e proceder a eventuais intervenções com vista à segurança das mesmas, revelou a autarquia.

Os trabalhos começaram hoje e prolongam-se até sexta-feira e estão a ser realizados por uma empresa especializada, a Betar, a quem foram adjudicados por um montante de quase 19 mil euros, segundo ainda o município do distrito de Bragança.

Dentro da cidade de Mirandela encontram-se sobre o rio Tua três das 21 pontes que estão a ser inspecionadas e uma delas, a Eng. Machado Vaz motivou a vistoria geral que está a decorrer no concelho, como explicou à Lusa a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues.

Há 25 anos que a ponte Eng Machado Vaz não é inspecionada e o mau estado do piso do tabuleiro e dos passeios levou a autarquia a procurar uma solução para fazer a intervenção necessária.

A ponte fazia parte do trajeto da antiga Estrada Nacional 15, que ligava Bragança ao Porto e que foi sendo substituída, primeiro pelo itinerário principal nº IP4 e depois pela autoestrada A4.

A nacional 15 foi desclassificada para estrada municipal e, segundo a presidente da Câmara de Mirandela, ao iniciarem-se as diligências para estudar a intervenção na ponte é que constatou que a infraestrutura era da responsabilidade do município.

“A Câmara não tem capacidade técnica para fazer a monitorização e manutenção da ponte”, afirmou a autarca que disse ter conseguido um acordo com a Infraestruturas de Portugal em que a empresa fica responsável pelas fundações e a autarquia pelo pavimento e passeios.

O primeiro passo é verificar o estado de conservação da estrutura, o que levou a Câmara a preparar a operação de vistoria, não só a esta como a todas as pontes do concelho no âmbito da empreitada "Inventário e Inspeção das Obras de Arte do Concelho de Mirandela".

A inspeção nas pontes da cidade irão provocar “algum condicionamento” ao tráfego automóvel, como perspetiva a autarquia.

Para terça e quarta-feira está prevista uma inspeção visual para avaliação do estado de conservação das pontes Eng.º Machado Vaz e da Ponte Europa, com a utilização de uma plataforma que irá ocupar parte da faixa de rodagem.

O trânsito circular de forma alternada com a ajuda de semáforos, segundo ainda as indicações municipais.

Para quinta e sexta-feira está programa uma inspeção subaquática, com recurso a mergulhadores, aos pilares da Ponte Velha, Ponte Europa e Ponte Eng.º Machado Vaz, mas sem constrangimentos na circulação.

Segundo o município, “no final destas ações será realizado um relatório para que sejam criados planos de manutenção e de intervenção”.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Albufeira do Azibo distinguida com Prémio Cinco Estrelas Regiões

Município de Bragança aderiu à calculadora ecológica