Os idosos das aldeias de Mirandela estão a ser desafiados a recuperarem comidas de antigamente no âmbito de um projeto que se propõe combater o isolamento e perpetuar receitas típicas do concelho, divulgou hoje a Câmara Municipal.

“Panela velha… é que faz comida boa” é o projeto que a autarquia tem em curso, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra – Gerontologia Social - e que envolve 21 freguesias e 230 participantes.

O mercado municipal de Mirandela recebe, no sábado, mais uma etapa deste desafio com os participantes, todos com mais de 65 anos, a cozinharem “comidas de antigamente” e um júri a selecionar a avaliar as escolhas dos pratos representativos de cada freguesia.

Nos últimos quatro meses, todas as freguesias aderentes já efetuaram duas etapas deste desafio, que consistiram na apresentação do projeto e a angariação de inscritos na freguesia e realização dos pratos na sua freguesia.

Neste sábado, as equipas vão, segundo o município, cozinhar durante duas horas os seus pratos escolhidos para representar a freguesia, numa competição que se quer “saudável e em que o mais importante será a partilha e o convívio”.

O júri tem como convidados “chefes de renome do mercado português naturais do concelho de Mirandela.

“Panela velha… é que faz boa comida” é um projeto de intervenção social com idosos nas freguesias, numa “troca efetiva de saberes e sabores”.

O pretende “promover o dinamismo e as relações inter-freguesias, combatendo o isolamento social do idoso”, além de estimular a troca de “saberes e sabores”.

Outro dos propósitos é “perpetuar receitas típicas do concelho, reforçar e preservar a riqueza gastronómica e também divulgar a gastronomia”.



PARTILHAR:

Cinema venceu as barreiras da falta de visão e audição em Bragança

À conversa com o Diretor desportivo dos atuais campeões distritais