Quase finda mais uma época na AFVR, a distrital de futsal sénior está ao rubro na fase de apuramento de campeão.

Estando já na etapa final, as equipas apuradas para esta fase, são o “Grupo Desportivo e Cultural de Salto” e “Os Amigos de Cerva”. O Segundo jogo realiza-se este sábado no pavilhão De Boticas pelas 19h, Obrigando a equipa Saltense a vencer para levar o jogo à “negra”.

A equipa de Cerva parte em vantagem para o segundo jogo, depois de uma vitória em casa diante dos Saltenses, em jogo bem disputado, tendo sindo decidido apenas na marca das penalidades, depois de, no período de descontos ter terminado o embate empatado a 5 bolas.

Esta vantagem não assusta a formação Saltense orientada por Renato Costa, pois, segundo Fábio Alves, director do Futsal do GDC Salto: “partimos sempre em vantagem pelo facto de sabermos gerir a pressão em jogos como este, pois, pelo 3o ano consecutivo disputamos uma final”, desvalorizando mesmo a desvantagem do primeiro jogo: “ A vantagem do Cerva não nos assusta, quando uma equipa está bem ciente das suas capacidades, do seu enorme potencial, trabalha bem semana após semana e os resultados são vistos e apreciados por todos, nada tem a temer.

Nós e todos que seguem de perto a nossa equipa, sabe bem do que somos capazes.” Questionado sobre o facto da pressão deste jogo: “ Nós, os Saltenses somos experientes em finais tendo mesmo no ano passado, conquistado o título de campeão distrital de futsal, a haver pressão ela está toda do lado do Cerva”.

Os Saltense são os actuais detentores do título, tendo-se sagrado campeões no ano passado em final disputada com a equipa do Diogo Cão, depois de os Saltenses também terem sido derrotados no primeiro jogo fora, disputado em Vila Real.

Em declarações, Fábio Alves, dá mérito ao futsal distrital e a todas as equipas, pois segundo ele, “ a distrital de Vila Real, está ao nível de uma segunda divisão, em comparação com o ano passado, as equipas melhoraram bastante a competitividade, e há um acréscimo enorme da qualidade dos plantéis”.

E, para o jovem director Saltense não há dúvidas que o futsal Transmontano está num patamar elevadíssimo: “Acho que o futsal Nacional, deveria estar mais atento à qualidade que existe nesta distrital. Há sem qualquer dúvida lugar nas grandes equipas de topo para muitos dos jogadores presentes aqui”.

O balanço que faz da época é positivo atirando o mérito para a equipa técnica liderada pelo experiente Renato Costa, conhecido por todos no mundo do futsal e para os seus jogadores que têm feito um brilhante trabalho ao longo da época.

E com ironia diz: “ A qualidade está cá, e dizem que sem laranjas não há sumo, mas nós temos uma laranjeira plantada no quintal carregada de laranjas, e o nosso potencial é monstruosamente bom e tem sido muito bem aproveitado. Vamos continuar a insistir neste projeto seja ele qual for o desfecho da época. O Salto tem um projecto estável e interessante e vamos levar isto avante”.

Faz também um comentário à forma como falam do seu clube: “ O Salto já deveria ser mais respeitado no futsal pelo trabalho que tem feito no distrito. Já disputámos e fizemos até boa figura o ano passado em provas nacionais, devendo ser motivo de orgulho para todos do distrito . Há treinadores que nos desvalorizaram nesta fase final, que já nos escreveram a sentença e já anunciaram até quem seria o campeão desta época.

Não entendo os fundamentos que os levam a dizer isso, pois o Salto terminou a época em primeiro, com 6 pontos de vantagem do segundo classificado e 9 do terceiro. Em 16 jogos disputados no campeonato só teve 4 derrotas, tendo sido apenas uma em casa.

Não esquecendo que o Salto detém com larga vantagem, o melhor ataque do campeonato. Este tipo de comentários apenas nos dá mais força a todos, porque um verdadeiro Saltense nunca atira a toalha ao chão. E se há coisa que eu aprendi neste clube é que não há impossíveis”

À pergunta sobre como acha que vai terminar o jogo deste sábado, remata com ironia: “Somos muito fortes em casa, fruto também do apoio incondicional dos nossos adeptos, da nossa claque que certamente vai fazer mais uma vez Sábado o ótimo trabalho que tem feito, transmitir para dentro de campo a força e garra, que nos ajuda imenso.

Eles são, o sexto jogador. Quanto a isso, como disse uma vez João Pinto, prognósticos só no fim do jogo.

Desde já convido todos a assistir sábado a um brilhante jogo de futsal.

Encontramo-nos todos Sábado Em Boticas às 19h.” O Segundo jogo da final será então disputado este sábado pelas 19h, no Pavilhão Desportivo de Boticas.

Texto de Fábio Alves reportagem de Gabriel Pereira



PARTILHAR:

Mirandela combate isolamento dos idosos em volta da panela

Carne Barrosã DOP foi premiada com a Medalha de Ouro