A maioria dos utentes com o novo coronavírus no lar da Torre Dona Chama, em Mirandela, está recuperada depois de um surto com 37 infetados e quatro óbitos, informou hoje a direção.

A diretora-técnica do lar, Marisa Roque, disse à Lusa que 17 dos 26 utentes infetados já estão recuperados e os restantes nove encontram-se assintomáticos, a aguardar novo teste durante esta semana.

Entre os utentes positivos, quatro morreram durante este surto que afetou também 11 dos 20 funcionários, cinco dos quais estão recuperados, enquanto seis esperam que seja realizado novo teste, segundo a diretora.

O surto foi detetado há cerca de um mês e os responsáveis pelo lar acionaram o Plano de Contingência da instituição, criando circuitos covid e não covid no seu interior e ações de desinfeção com o apoio de várias entidades locais.

A vila de Torre Dona Chama pertence ao concelho de Mirandela que tinha 83 casos ativos de infeção, entre os 688 de todo o distrito de Bragança, no último relatório oficial, emitido na sexta-feira.

De acordo com o mesmo relatório, desde o início da pandemia, o distrito de Bragança soma mais de 3.139 casos de infeção e 77 mortes associadas à covid-19.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Bragança com equipamento “mais rápido e eficiente” na deteção do vírus

Sanado surto em lar da Misericórdia de Mirandela