Oficialmente, o gigantesco e simbólico relógio colocado no Jardim do Tabolado, em Chaves, para marcar a contagem decrescente do tempo que deveriam durar as obras no âmbito do programa Polis nesta cidade, já deveria ter parado no final do mês passado. E 1584 dias depois do então ministro do Ambiente, e mentor do programa, José Sócrates, em Março de 2002, o ter accionado.

Na altura, Sócrates referiu que se tratava de um \"símbolo\" para lembrar que as obras em causa eram para \"fazer no prazo combinado\". Não foi assim. Incompreensivelmente, o relógio parou a quatro dias do fim. E muitas das intervenções previstas no âmbito da requalificação ambiental e urbanística nem sequer foram lançadas a concurso.

Aliás, neste momento, as únicas obras terminadas no âmbito do programa foram a envolvente ao Forte de São Francisco e parte da envolvente do Tabolado.

Por fazer, algumas das quais mesmo sem concurso lançado, estão, por exemplo, a requalificação do Forte de São Neutel, o resto da intervenção no Tabolado, a criação de uma ciclovia de mais de seis quilómetros, ou, ainda, uma ponte pedonal sobre o rio Tâmega, com o objectivo de ligar o Jardim do Tabolado ao Jardim Público.

Admitindo o atraso no cumprimento do prazo estabelecido, o presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Batista, dá a garantia de que, \"até ao final deste ano, todas as obras que faltam serão lançadas a concurso. E terminadas em 2007\".

Mais atrasadas ainda do que as intervenções directamente financiadas pelo Polis, estão outras obras que a autarquia prometeu associar ao calendário do programa, por exemplo, um pavilhão multiusos e as piscinas municipais cobertas.



PARTILHAR:

Dois irmãos armados de caçadeira

Atrasos no Centro de Saúde