Os presidentes e vice-presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), eleitos em 13 de outubro, tomaram hoje posse na cidade de Coimbra, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

Na CCDRN tomou posse António Cunha ex-reitor da Universidade do Minho, como vice-presidente Beraldino Pinto, ex-autarca de Macedo de Cavaleiros (PSD) e Célia Maria Gomes de Oliveira Ramos que foi renomeada vice-presidente da CCDRN em nome do Governo.

A cerimónia decorreu esta tarde, no Convento de São Francisco e contou com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e do secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

No ato esteve ainda presente a Ministra e Secretária de Estado da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e Isabel Ferreira respetivamente.

Os eleitos têm um mandato de quatro anos, embora nesta primeira vez, excecionalmente, seja de cinco.

As CCDR são serviços desconcentrados da Administração Central, dotados de autonomia administrativa e financeira, incumbidos de executar medidas para o desenvolvimento das respetivas regiões, como a gestão de fundos comunitários.

Mais de 10.000 autarcas dos executivos e das assembleias municipais de cada câmara foram convocados para eleger pela primeira vez, através de colégios eleitorais regionais, os cinco presidentes CCDR, que eram até agora nomeados pelo Governo.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

IPB coloca mais 97 alunos e UTAD mais 30 alunos

Quatro guardas prisionais da cadeia de Vila Real infetados