As descobertas foram feitas na sequência duma intervenção que está a ser levada a cabo pelo IPPAR, tendo em vista a drenagem das águas pluviais que estavam a danificar a templo e a colocação de uma nova cobertura.
O actual templo gótico, classificado como monumento nacional e talvez datado do século XV, dadas as características das descobertas, provavelmente poderá ter ainda mais para encontrar. Nos decurso dos trabalhos sempre que é encontrado um esqueleto, uma equipa de antropólogos classifica e cataloga o achado, com vista à obtenção de dados históricos que ajudem a fazer a história daquela aldeia mirandesa.
Perto da igreja, foi ainda encontrado um forno, para a fundição de sinos. Tudo leva a crer que os objectos eram ali construídos, devido ao seu difícil transporte. Esta descoberta, devido as suas características, deve remontar ao século XV.
Há, no entanto, documentos que provam que a igreja e metade da aldeia pertenceram à Ordem dos Templários, originários da vila espanhola de Alcanices e Castelo de Alva.



PARTILHAR:

Despiste vitima jovem de Torre de Moncorvo

Tragédia perto de Olmos