A Cooperativa Agropecuária Mirandesa vai investir quatro milhões na expansão do mais representativo produto endógenos da região, a carne de bovino mirandês. O investimento é encarado como «uma alternativa à crise no sector».

Caso o projecto se materialize, o futuro da raça mirandesa \"é promissor\", dizem os responsáveis da cooperativa, já que se encontra num mercado onde a procura supera a capacidade de resposta dos produtores, sendo um dos poucos produtos que resistiu, ultimamente, à queda acentuada do preço pago ao produtor.

Segundo Fernando Sousa, secretário técnico da raça mirandesa, com o investimento previsto, \"o futuro é promissor, porque se vai ganhar competitividade e atingir maior cota de mercado\".

Actualmente, a CAM está a comercializar cerca de dois milhões de euros de carne por ano, mas com o projecto da unidade de transformação de carnes, a construir na zona industrial de Vimioso, a facturação poderá triplicar num espaço de cinco anos.

Aquele responsável acredita que será possível atrair agricultores que estão a perder rentabilidade noutras actividades agrícolas.

Os enchidos de carne de vaca são uma das apostas dos produtores que agora se pretende lançar no mercado externo, estando já pensada uma forma de comercializar a carne mirandesa na União Europeia através de um distribuidor sedeado em Paris.

Em Portugal, serão colocados dois entrepostos, um em Lisboa, outro no Porto, para assim abastecer aquelas duas áreas metropolitanas. Para além do mercado europeu, os animais de raça bovina mirandesa já estão a chegar a Angola, país que depressa se apercebeu do potencial daquela raça.

No solar da raça mirandesa existe um efectivo de cerca de seis mil vacas de linha pura, mas tempos houve em que número destes animais era superior. \" Houve tempos em que o solar era composto 228 mil vacas, no presente são seis mil, mas há ambição de crescimento,\" afiançou Fernando Sousa.

Os agricultores encaram o futuro com algum optimismo, já que cada produtor recebe um subsídio da U E que ronda os 600 euros anuais por cabeça. A venda de um vitelo pode ir além dos 800 euros.



PARTILHAR:

Outubro mais quente e seco

Segundo caso num mês