Os idosos do concelho de Chaves estão a ser alvo de um estudo que pretende determinar o seu grau de dependência e as reais condições de vida e de saúde deste segmento de peso considerável, sobretudo, nas freguesias rurais.

Com os resultados obtidos, pretende-se oferecer soluções adequadas às dificuldades encontradas no âmbito do trabalho realizado.

O projecto, denominado \"Caracterização do Grau de Dependência de Idosos\", envolve várias entidades Câmara Municipal, centros de saúde, autoridade de saúde local e a EMET, uma associação de solidariedade social. E será actualizado anualmente.

A recolha de informação está a ser feita através de inquéritos porta a porta e em todas as aldeias, desde Março passado. Transportada em veículos cedidos pela autarquia, uma equipa, que inclui enfermeiros, transpõe para um formulário as respostas a uma série de questões que colocam aos idosos.

As perguntas em causa relacionam-se, por exemplo, com a própria família onde estão integrados, as condições habitacionais, a actividade laboral, o rendimento familiar…

Por outro lado, a equipa pretende saber ainda se o entrevistado tem médico de família, se frequenta regularmente o centro de saúde e como se desloca até lá ou se tem ou não apoio domiciliário.

Posto isto, a técnica de saúde define quais as necessidade e prioridades da pessoa (sempre com mais de 65 anos) e faz a orientação devida. Sempre que seja identificado qualquer problema no idoso que necessite de intervenção rápida, será imediatamente sinalizado e encaminhado para o local certo.

Desta forma, todos os idosos com grau de dependência elevado e entregues a si próprios são, imediatamente, referenciados à enfermeira ou ao médico de família.

Até ao momento, já foi realizado o levantamento nas aldeias de Travancas, Argemil, S. Cornélio, S. Vicente, Sigirei, Aveleda, Roriz, Cimo de Vila da Castanheira, Dadim, Sanfins, Santa Cruz, Mosteiro, Parada, Polide, Tronco, Soutelinho da Raia, Castelões, Calvão, Couto e Agrela.

O estudo foi iniciado nos locais mais afastados, ficando para o final os situados mais próximos da cidade.

Melhorar a cobertura de equipamentos sociais

Este estudo, levado a cabo por várias entidades locais sobre as necessidades dos idosos, não é o único onde este segmento populacional do concelho de Chaves merece especial atenção. O Plano de Desenvolvimento Social do concelho, aprovado recentemente, no âmbito do Conselho Local de Acção Social, centra também a sua atenção nos idosos, uma faixa populacional que tem vindo a aumentar em todos os concelhos transmontanos. O plano em causa prevê 19 programas de acção a vários níveis. No entanto, um dos raios de acção prioritários será precisamente o de garantir uma melhor cobertura no que diz respeito a equipamentos sociais destinados a idosos e não só.

Além da Câmara, o núcleo executivo deste projecto plurianual inclui muitas outras entidades locais centros de saúde, Santa Casa, Segurança Social, hospital, agrupamentos de freguesias, associações, entre muitas outras. A ideia é, aliás, conseguir sinergias.



PARTILHAR:

Redução na factura da água

Residência em Atei