Durante dois dias foram vendidos mais de 200 pães e de 100 bôlas na terceira edição da Feira do Pão de Carviçais, registando-se um maior número de vendas e de visitantes que nas duas edições anteriores.

 

Nos dias 4 e 5 de março, teve lugar a III edição da Feira do Pão em Carviçais, que contou com a participação de sete "padeiras" locais. De acordo com a organização, o balanço é “muito positivo”, de uma edição que foi “a da afirmação deste evento”, tendo-se registado o maior número de vendas e o maior número de visitantes até à data, o que implica haver, também, uma maior procura por aquele que já é considerado um ex-libris desta aldeia tipicamente transmontana. Até porque Carviçais sempre foi muito famoso pelo seu pão, já que, antigamente, quase todas as pessoas coziam pão em casa e existiam três fornos comunitários. Esses fornos, hoje em dia, já não funcionam, mas, por sua vez, as próprias padarias assumiram  o papel de cozerem o célebre pão regional de Carviçais. 

No entanto, para além do pão e das bôlas, foram comercializados vários tipos de produtos regionais como doces, vinho, azeite, queijos, compotas, mel, alheiras e outros enchidos.

Ao longo dos dois dias de certame, houve, ainda, diversas atuações musicais de artistas como Ti Cassiano e o Grupo de Cavaquinhos da Escola Municipal Sabor Artes que animaram, decididamente, os muitos visitantes presentes.

De salientar, também, o Colóquio Agrícola subordinado aos temas “Gestão da Água e Inspeção de Pulverizadores”, decorrendo, em paralelo, com o Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente, que contou com a participação da Cozinha Regional de Carviçais e do Restaurante O Artur.  

Para além dos visitantes locais, do concelho de Torre de Moncorvo e de outros limítrofes, muitos excursionistas em autocarro passaram pela III Feira do Pão, onde, também, marcaram presença a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza,  Célia Ramos, o vice-presidente do município de Torre de Moncorvo e um grupo de associados da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do crédito Agrícola de Portugal, oriundos das mais diversas partes do país e acompanhados pela sua secretária-geral adjunta, Maria Antónia Figueiredo.

Resta dizer que a iniciativa foi promovida pelo Clube Académico de Carviçais e pela Junta de Freguesia de Carviçais, contando com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo. 

 



PARTILHAR:

O filme 'Fátima', de João Canijo antestreia em Vinhais

Mais de 114 mil euros distribuídos pela autarquia brigantina