O Hotel Aqua Flaviae, em Chaves, reabre depois de contra-análises realizadas à água indicarem que não existe 'legionella' nas instalações, disse à agência Lusa fonte da unidade hoteleira.

A fonte referiu que chegou hoje a autorização para a reabertura do hotel, encerrado a 09 de junho.

A Direção Geral de Saúde (DGS) determinou o fecho da unidade na sequência da notificação de um caso "de doença dos legionários associado a permanência no hotel", explicando tratar-se de "um caso isolado".

Na altura, a DGS explicou que os resultados das análises feitas ao hotel "identificaram Legionella pneumophila" depois de ter sido feita a colheita de água da unidade hoteleira.

No mesmo dia, a administração do Aqua Flaviae, em comunicado enviado à Lusa, especificou que, no dia 31 de maio, a DGS esteve nas suas instalações para recolher amostras em vários pontos do hotel.

"Em causa estava a suspeita de infeção por 'legionella' de uma ex-hóspede", acrescentou.

De acordo com o hotel, "foi alegadamente verificada uma suspeita da bactéria" que levou a que a DGS determinasse "o encerramento temporário, seguindo assim a legislação vigente".

Agora, segundo a fonte, as contra-análises efetuadas ao hotel deram negativo para a presença da bactéria.

Após o encerramento, acrescentou, foram encetados todos os procedimentos de desinfeção e consequente recolha de amostras, que foram sendo analisadas por laboratórios de referência nacional, como o Instituto Ricardo Jorge e o Instituto Técnico de Lisboa.

Para além das análises, foram tomadas medidas como a "instalação de mecanismos e estabelecimento de plano de ação preventiva e de controlo, não só bacteriológico como também microbiológico".

O hotel referiu ainda que, conforme a legislação, faz a análise anual de despiste e não tem até à data registo de qualquer suspeita, "tendo sido realizadas antes deste incidente análises que deram resultado negativo".

Entretanto, segundo a fonte, "os clientes estão já a ser informados da reabertura, prevendo-se que durante o fim de semana a unidade possa retomar o ritmo habitual".

O Aqua Flaviae referiu ainda que irá, dentro dos próximos meses, passar por um importante projeto de reabilitação geral, num investimento já aprovado superior a cinco milhões de euros.
Lusa



PARTILHAR:

Os horários do Circuito de Vila Real

Os últimos dias do Vale do Tua