A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou um grifo que se encontrava aprisionado em cativeiro no concelho de Vila Flor, informou esta segunda-feira conta daquela força policial.

De acordo com uma nota enviada às redações, o resgate ocorreu no sábado, dia em que, durante uma ação de patrulhamento, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Mirandela teve conhecimento de um animal selvagem em cativeiro.

A GNR explica ainda que “no seguimento das diligências realizadas foi desencadeada uma ação de fiscalização que culminou na localização da ave e na sua recolha”.

O grifo foi levado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (HVUTAD). Vai ser avaliado o estado de saúde da ave, que será reabilitada e, se possível, devolvida sei habitat natural. Os factos foram comunicados pelas autoridades ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.



PARTILHAR:

Município de Montalegre e Vilar de Perdizes sem acordo para receção ao FC Porto

Padre e 2 dirigentes da Casa da Criança em Miranda do Douro condenados por burla à SS