Está patente, na Biblioteca Municipal de Miranda do Douro, a exposição «Geologia no Património Natural, Parques Naturais de Montesinho e do Douro Internacional».

A mostra é apresentada na sequência dos resultados de um projecto de investigação resultante de uma parceria entre o INETI e a Universidade do Minho, com financiamento da FCT, programa POCCTI.
Este projecto, concluído em 2006, contribuiu para a inventariação, caracterização e valorização do património geológico nas áreas dos Parques Naturais de Montesinho
(PNM) e do Douro Internacional (PNDI), no Noroeste de Portugal.

Para cada Parque Natural foram elaborados mapas temáticos (geológicos, geomorfológicos, de recursos geológicos e de geossítios), bem como um conjunto de produtos de divulgação, nomeadamente mesas interpretativas, trilhos e percursos temáticos e páginas web.

No âmbito desta exposição foi feito um percurso temático, no concelho de Miranda do Douro, em colaboração com a FRAUGA - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, na medida em que esta colectividade tem, ao longo dos anos, colaborado no Programa Ciência Viva na implementação deste tipo de acções.

Sendo Miranda do Douro um dos concelhos abrangidos pelo PNDI, este trabalho permitiu, igualmente, inventariar e caracterizar o seu património geológico, obtendo-se informação específica de suporte a uma gestão pela autarquia.

Neste sentido, a edilidade acolheu esta mostra, que estará patente até ao final do mês de Fevereiro, sendo mais um atractivo para o VIII Festival de Sabores Mirandeses. Deste modo, a todos os visitantes da exposição será facultado um percurso por alguns dos locais de interesse geológico do concelho.

Pretende-se que esta mostra tenha um carácter itinerante permitindo a divulgação dos resultados e produtos obtidos nas áreas abrangidas pelos parques naturais que foram objecto de estudo e intervenção.



PARTILHAR:

Crosse das Amendoeiras

Inclinação acentuada