Júlio A. Martins imigrou jovem para a Califórnia, ingressou no seminário e foi ordenado em San Francisco, passando os 22 anos seguintes como pároco da igreja de Todos os Santos em Hayward.
Monsenhor Martins faleceu em 1964 com 74 anos e o seu último desejo foi que os seus bens fossem destinados à criação de um centro social na sua terra natal. Uma sobrinha, Mary J. Martins, de San Francisco e um sobrinho, Edward E. Martins, advogado em Hayward, iniciaram diligências estabeleceram a fundação Centro Social Msgr. Júlio A. Martins Foundation, em Hayward, que administra o espólio e estabeleceu contactos com as autoridades civis e eclesiásticas portuguesas para dar cumprimento aos desejos do sacerdote.
O centro foi inaugurado em 1982 e inclui duas salas de aula para as crianças, refeitório, salão, cozinha, capela e escritório. Presentemente, além de creche, o centro acolhe também 38 idosos.
A fundação de Hayward envia mensalmente para Ligares cerca de dois mil dólares e suportou recentemente a renovação do telhado. Para angariação realiza-se anualmente em Hayward um festa designada “Lisbon festival in April”.



PARTILHAR:

Adão Silva de vista a vários hospitais

Jovens Militares em Paris