Milhares de fiéis e visitantes saíram à rua no passado domingo, para assistirem e marcarem presença nas festividades em honra de Nossa Senhora das Graças, o maior evento religioso que se realiza anualmente no concelho de Chaves.

 

Pelas ruas, um mar de gente para assistir àquela que é por muitos considerada como sendo a “maior procissão do país” e que, este ano, contou com a participação de 50 andores dos padroeiros das freguesias do concelho, num percurso iniciado no Jardim Público e que percorreu o centro histórico da cidade, culminando na Praça de Camões.

A procissão, em honra de Nossa Senhora das Graças, cujo andor, este ano, foi transportado pelo Agrupamento de Escutas nº 198 de Chaves,  teve o acompanhamento das bandas filarmónicas do concelho que, em conjunto, interpretaram no final do cortejo a Marcha de Chaves.

A celebração da eucaristia, realizada no Jardim Público de Chaves, esteve a cargo do Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, coadjuvado pelo Arcipreste do Arciprestado do Alto Tâmega, padre Hélder de Sá e muitos dos párocos das numerosas paróquias do concelho.

Já a autarquia flaviense fez-se representar pelo vice-presidente, Francisco Melo, que considera “muito importante a valorização das tradições que mobilizam agentes locais para a dinamização cultural da região”.

De frisar, ainda, que depois de um interregno de cinco décadas, esta festividade foi reativada em 2005, ocorrendo há já 14 anos consecutivos, numa organização conjunta do Município de Chaves e das Paróquias de Santa Maria Maior e Santa Maria Madalena, com o apoio das restantes paróquias e juntas de freguesia do concelho.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Serviços cirúrgicos estiveram ontem parados em Bragança

Mesa de Mirandela é eleita 7º Maravilha de Portugal