O projeto "Festival Música Júnior", apoiado pela Direção Geral das Artes brindou recentemente vários municípios, entre eles Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena/Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Valpaços/Mirandela e Vila Real, com duas ações denominadas "Orelhudo" e "Ludin". Em Chaves, marcou presença no passado dia 10 de março, estando presente no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.

Assim, o “Orelhudo”, destinado aos alunos do 1º ciclo, é um programa de audição diária nas escolas do ensino básico do 1º ciclo. É propriedade da Fundação Casa da Música e tem como objetivo possibilitar gratuitamente uma audição ampla e plural aos alunos. Todos os excertos incluídos neste programa possuem a identificação do respetivo autor e título da obra e destinam-se exclusivamente a fins educativos e de ensino, onde o professor pode explorar diversas temáticas associadas à música. Esta ação decorreu para os alunos do 2º ano na Escola Básica de Santa Cruz-Trindade.

O “Ludin”, destinado aos alunos do 2º e 3º ciclo, é um jogo lúdico educativo aberto, tendo como ponto de partida a relação entre o jogo e a improvisação musical, sendo disponibilizados diversos tipos de matérias, de uso diário e corrente, criando uma diversidade de instrumentos, com uma estratégia e dinâmica musical. Esta ação decorreu na Escola Nadir Afonso, para os alunos do 6ºano.

A perspetiva deste projeto é poder envolver um maior número de alunos, com a participação de todos os agrupamentos escolares.

A interação e dinâmica das duas ações desenvolvidas foi enriquecedora e gratificante quer para os alunos, quer para os professores envolvidos.

O Festival Música Júnior é uma das iniciativas artístico-pedagógicas mais referenciadas no meio musical português e tem assumido um papel importante na formação de jovens estudantes fora do contexto escolar. A próxima edição do Festival Música Júnior realiza-se de 23 a 31 de julho de 2016.



PARTILHAR:

É preciso “reformular as Nações Unidas”

Câmara da Régua quer reabertura e obras no hospital