Cafés, escolas, um conservatório de música e teatros vão ser palco para os 37 concertos do Festival de Ano Novo (FAN), que decorre em janeiro, em Vila Real e Bragança, para divulgar a música clássica pela região.

Os concertos que dão as boas vindas ao novo ano decorrem no dia 01. O cantor Kiko junta-se à orquestra de Jazz da Escol Profissional de Música de Espinho (EPME) para reinterpretar, em Bragança, o cancioneiro de Natal, que tem sido terreno fértil para grandes compositores e improvisadores da história do jazz.

Em Vila Real, o quarteto Tempus é protagonista de um projeto que se distingue na cena musical contemporânea pela fusão de dois universos aparentemente distantes, o erudito e o Jazz. Bach e Vivaldi são alguns dos compositores \\"desconstruídos\\" e transportados com ousadia para um ambiente \\"jazzístico\\".

A sétima edição deste festival tem uma versão mais reduzida, com 27 espetáculos, enquanto que, no ano passado, decorreram 41 concertos.

O destaque do FAN 2013 vai para o espetáculo que juntará no palco a cantora Cristina Branco e a Orquestra Clássica de Espinho, num concerto com um repertório que inclui obras de Schumann, canções icónicas da música portuguesa, clássicos da música pop e franceses.

Depois, até dia 26 de janeiro, atuarão ainda nos palcos transmontanos o pianista Filipe Pinto-Ribeiro, que apresenta um programa que põe em contraponto o romantismo de Tchaikovsky e o tango de Piazzolla, interpretando os dois ciclos que os compositores dedicaram à temática das estações do ano.
As Orquestras de Cordas e de Clarinetes do Conservatório Regional de Música de Vila Real realizarão uma \\"viagem musical\\" que vai de Mozart a Michael Jackson.

Sob o lema \\"Música séria para gente divertida\\", o FAN pretende chegar a públicos de todas as idades e de todos os gostos e, ao mesmo tempo, incentivar o turismo cultural neste território.
Por isso mesmo, a rubrica Café Vienense, inaugurada na edição anterior, apresentará pequenos concertos informais em alguns cafés do centro histórico de Vila Real.

Procura-se assim, segundo a organização, ir ao encontro de \\"públicos inesperados\\", evocando simultaneamente o espírito de Viena de Áustria com um repertório baseado nas valsas de Johann Strauss.

Também para o público infanto-juvenil foram selecionadas produções da Companhia de Música Teatral e da Arte Pública, que proporcionam uma aproximação à música de forma lúdica e divertida.

Em paralelo, serão realizados alguns concertinhos em escolas, numa perspetiva didáctica pedagógica.
Decorrerá ainda uma feira de objectos culturais da região duriense.

O FAN é organizado pelos teatro municipais de Vila Real e de Bragança.



PARTILHAR:

Emigração: «escape» pode tornar-se grande problema

Fundada em 1897