Exaltar toda uma tradição gastronómica, através de mostras de produtos genuínos, é o grande objectivo da Feira Sabores e Saberes de Chaves, a decorrer de sexta-feira a domingo, no pavilhão gimnodesportivo da cidade. Aliados à diversidade gastronómica do concelho vão estar os saberes artesanais da região e os cantares e danças populares.

Os participantes do certame são, maioritariamente, empresários estabelecidos ou em vias de se estabelecerem no ramo agro-alimentar e produtores de produtos específicos locais, como alheira de Chaves, bola de carne, linguiça, presunto de Chaves, enchidos, pão com carne, pão de centeio, folar, couve-penca e batata de Trás-os-Montes. Os doces económicos, os folares e os pastéis de Chaves prometem também deliciar os forasteiros.

\"O certame foi criado com vista à certificação do meio rural e para dar a conhecer e escoar os nossos produtos de qualidade\", disse ao DN Paulo Alves, vereador da autarquia, responsável pela organização.

Com vista à promoção do \"saber fazer\", a feira é um instrumento importante de divulgação, notabilização e rentabilização do artesanato de Chaves, contando também com a presença de artesãos de todo o País.

Associada à mostra de Sabores e Saberes de Chaves, decorre o Festival Gastronómico que, com o objectivo de perpetuar os sabores tradicionais, conta com a participação de 19 restaurantes do concelho. \"Os que aderiram ao festival vão confeccionar pratos típicos como os ossos de assuã e as rabanadas de mel\", contou Paulo Alves.

Além da exposição e venda de produtos locais, vão decorrer diversas actividades que animarão o recinto da feira. Na sexta-feira, dia da abertura do certame, decorre o 2.º Encontro Escolar de Danças e Cantares Tradicionais, às 15.00, e, às 21.30, sobe ao palco a Associação Cultural Enraizarte.

No sábado, a animação começa às 15.00, com a actuação de vários ranchos folclóricos. Roberto Leal é quem toma conta do palco a partir das 21.30. A feira termina no domingo, dia em que actuam vários grupos tradicionais. São esperados entre 30 e 40 mil visitantes.



PARTILHAR:

Dados do IEFP

Queremos um aeródromo regional